O número de novos casos de Covid-19 na cidade aumentou muito entre a semana retrasada e a semana passada (Foto -Arquivo)

Uma nova tendência de alta em casos da Covid-19 já começa a preocupar cidades de Mato Grosso e de outros locais do país. Em Cuiabá, por exemplo, o prefeito Emanuel Pinheiro marcou nova reunião do Comitê de Gestão de Crise e deve debater medidas para conter a elevação de transmissão do vírus. São Paulo (SP) também já adotou medidas e as aulas voltaram a ser suspensas na forma presencial, sendo adotado novamente o ensino remoto.

Em Rondonópolis, a situação seguiu uma tendência de alta ao longo desta última semana. Levantamento do A TRIBUNA junto aos boletins epidemiológicos da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados nas últimas duas semanas, mostra a elevação no número de novos casos da doença registrados na cidade.

O aumento na média de casos diários da Covid-19 em Rondonópolis nesta última semana chegou a 241%.

Enquanto na semana compreendida entre os dias 20 e 27 de maio foram registrados um total de 12 novos casos da doença na cidade, média diária de 1,7 casos, na semana atual, entre os dias 27 de maio e 3 de junho, o total de casos registrados subiu para 41, média de 5,8 casos por dia.

Somente nas últimas 24 horas, 11 novos casos de Covid-19 foram confirmados em Rondonópolis. O número de casos em apenas 24 horas é praticamente o mesmo do registrado ao longo de toda a semana entre 20 e 27 de maio, quando 12 casos foram confirmados.

Com o aumento de novos casos da doença, consequentemente a quantidade de pessoas atualmente com casos ativos de Covid-19 na cidade subiu de 8 em 20 de maio para 29 pessoas nesta sexta-feira (3). Crescimento de 262,5% na quantidade de casos ativos.

Apesar da tendência de crescimento no número de casos, essa elevação ainda não refletiu nas internações hospitalares em decorrência da doença. Até esta sexta-feira, nenhum paciente estava internado em leitos hospitalares da cidade em função da Covid-19. Havia 29 pessoas em isolamento domiciliar.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

Mesmo com a tendência de alta nos casos ainda não há previsão ou data marcada para a realização de reunião do Comitê de Crise do Coronavírus pela Prefeitura para que novas medidas sejam debatidas. Em Rondonópolis, o uso de máscara é facultativo em locais abertos e fechados, sendo obrigatório somente nas escolas e unidades de saúde.

Essa tendência de aumento de casos da Covid-19 já vinha sendo relatada em outras partes do Brasil e, em função disto, nesta semana o Ministério da Saúde passou a indicar a aplicação de uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com mais de 50 anos.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, também recomendou que a máscara volte a ser usada por crianças em escolas em todo Mato Grosso em função do aumento de casos registrados e a baixa taxa de imunização contra a Covid-19 entre crianças de 5 a 11 anos.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui