O 3º Batalhão Bombeiro Militar foi acionado no início da manhã deste dia 14 de maio para atender uma ocorrência de desabamento em um barracão com estrutura de silo da empresa de fertilizantes Mosaic, localizada na Rua J, no Distrito Industrial Rondonópolis (o mais antigo da cidade). Duas pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas no acidente.

Ao chegar no local do acidente, a guarnição operacional identificou que a estrutura da área de carregamento do silo desabou em cima de cinco colaboradores que atuavam no serviço, os quais ficaram presos nas ferragens e no fertilizante.

Considerando a gravidade e complexidade do acidente, a operação totalizou 19 bombeiros militares para apoio e atendimento com mais presteza e rapidez visando à retirada das vítimas do local colapsado.

Segundo os bombeiros, a fim de propiciar mais segurança as vítimas do acidente e as equipes de salvamento foram utilizados dois caminhões tipo Munck, visando a sustentação da estrutura colapsada e a pá carregadeira para a remoção dos escombros, ações que foram fundamentais para a realização do resgate com segurança.

No decorrer do salvamento, o efetivo operacional de bombeiros militares e equipes do SAMU conseguiram identificar e localizar duas vítimas, que estavam responsivas. Na execução do atendimento, as equipes conseguiram acessar as vítimas dando início ao atendimento pré-hospitalar, como avaliação primária e medidas auxiliares.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

Uma das vítimas conseguiu sair completamente ilesa do incidente, outros quatro colaboradores ficaram presos nas estruturas colapsadas. Após uma avaliação minuciosa do cenário, a equipe do Corpo de Bombeiros definiu um planejamento com foco no atendimento às duas vítimas que se encontravam responsivas.

No resgate do primeiro colaborador, a equipe operacional fez a utilização de escada e prancha para acesso na parte superior da estrutura, onde após a sua extração a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional (HR) para atendimento.

Já o segundo colaborador necessitou de um trabalho de alta complexidade, pois havia muita estrutura colapsada sobre seus membros inferiores, onde, após um árduo trabalho técnico da guarnição para a remoção dos escombros que se encontravam sobre os membros inferiores da vítima, conseguiu lograr êxito no resgate, encaminhado-a para atendimento no HR.

(Foto – 1⁰ TEN BM GEORGE – OFICIAL DE DIA 3° BBM)

Outros dois colaboradores não resistiram ao desabamento estrutural e vieram a óbito no local da ocorrência. Conforme os bombeiros, a ocorrência era de alta complexidade, pois o silo estava carregado e as vítimas presas embaixo da estrutura (peso aproximado de 40 toneladas), que estava com perigo iminente de novo colapso, onde qualquer movimento errado poderia acarretar em evolução da ocorrência podendo desabar novamente sobre os bombeiros que atuavam no local.

“Ou seja, a guarnição não mediu esforços para salvar a vida dos colaboradores arriscando a todo momento a sua própria vida”, repassaram. (Com informações do 1º tenente George, oficial de dia do 3º Batalhão Bombeiro Militar).

ASSISTÊNCIA

A Mosaic Fertilizantes lamenta profundamente informar o falecimento de duas pessoas no acidente ocorrido em sua unidade de Mistura em Rondonópolis, neste sábado, 14. A empresa se solidariza com as famílias dos profissionais e está prestando a elas toda a ajuda possível neste momento. Outras três pessoas ficaram feridas, foram resgatadas e socorridas pelo Corpo de Bombeiros e o quadro de duas delas é estável e uma está em estado grave.

 

O acidente ocorreu às 6h30 no momento de carregamento de um caminhão. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente para prestar os primeiros socorros. A empresa está investigando os motivos do acidente e colaborando com as autoridades.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui