
Merece destaque a ação das secretarias municipais de Saúde e Promoção e Assistência Social de Rondonópolis de levar informações sobre a tuberculose para pessoas em situação de rua, que são atendidas no Centro Pop, principalmente diante de casos identificados da doença e morte recente registrada na cidade de pessoas que vivem em situação de rua. A informação é um dos melhores remédios e uma forma importante de prevenção.
Vale ressaltar que a tuberculose é uma doença grave e que pode levar a morte, apesar de ter cura. Além disso, é uma doença transmissível quando a pessoa infectada não está em tratamento.
Portanto, é fundamental que as pessoas conheçam os sintomas, as formas de prevenção e o tratamento, especialmente os públicos mais suscetíveis à doença e de maior dificuldade de adesão ao tratamento.
Informar a essas pessoas sobre os riscos é fundamental, bem como sobre a necessidade de seguir a risca o tratamento quando diagnosticado. Até porque, mesmo com o tratamento disponibilizado gratuitamente pelo SUS, muitas pessoas que vivem em situação de rua têm dificuldade em manter o tratamento corretamente e pelo tempo necessário.
Por isso, é primordial que saibam que quando não tratada a tuberculose pode ser transmitida, pode se agravar e até causar a morte.
Outro ponto a ser destacado é que, infelizmente, muitas pessoas que estão em situação de rua também são usuários de álcool e drogas.
Essa condição é agravante porque pode contribuir para que a tuberculose se desenvolva e se agrave. Além disso, muitos não se atentam aos sintomas da doença, procurando auxílio médico quando já é tarde demais.
É nesse contexto que a ação da prefeitura merece destaque. É preciso melhor orientar, principalmente, essas pessoas que estão em condição de maior vulnerabilidade para doenças, como a tuberculose. A informação pode ajudar a evitar mortes, pode contribuir para a adesão adequada ao tratamento e ainda ajudar na prevenção da transmissão.