
Para este ano, segundo projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados no Brasil 74 mil novos casos de câncer de mama, que é o tipo de neoplasia mais frequente entre as mulheres.
Diante destes números, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce à redução da incidência e da mortalidade por essa doença, que quando detectada em estágios iniciais são mais tratáveis e as taxas de cura podem ultrapassar a 95%.
Para o Colégio Brasileiro de Radiologia, estes índices só reforçam a importância de ampliar rastreamento do câncer de mama.
Quando essa estratégia é incorporada a programas oficiais voltados para saúde da mulher, estudos apontam uma redução de 30% na mortalidade por esse tipo de tumor.
Nesse sentido, é de suma importância o convênio assinado pelo prefeito Cláudio Ferreira com a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), que há 16 anos presta um importante trabalho, não só no diagnóstico, mas também no acolhimento de pacientes que enfrentam o câncer.
Como noticiou ontem o A TRIBUNA, o convênio assinado pelo prefeito Cláudio Ferreira, na última segunda-feira (30), prevê a destinação pelo município de R$ 599.999,28 para a entidade e, com isso, ampliar os atendimentos.
Segundo informou o município, por meia da parceira com a APOR serão ofertados atendimentos a pacientes devidamente regulados pela Secretaria Municipal de Saúde, incluindo exames de ultrassonografia mamária, consultas com médico mastologista, realização de biópsias de mama e exames anatomopatológicos.
Enfim, trata-se de um importante investimento voltado para o tratamento da doença, que pode ser compensado com a redução do agravamento desta neoplasia.
O câncer de mama, como apontam os estudos, vale repetir, tem chances de cura de até 95% quando diagnosticado em fase inicial, ou seja, quanto mais cedo for detectado, mais fácil será curá-lo.
Portanto, o acesso a exames de rotina e cuidados com a saúde são essenciais para que a população feminina esteja preparada para identificar os sinais e buscar tratamento adequado o quanto antes.