O governador Mauro Mendes anunciou, conforme mostrou reportagem do A TRIBUNA de ontem, uma boa notícia para a região sudeste de Mato Grosso. Conforme ele, a empresa Bioverde construirá uma usina de etanol de milho na nossa vizinha cidade de Alto Araguaia, o que promete impulsionar ainda mais a produção do biocombustível no estado e fortalecer a economia regional.
A nova fábrica, projetada pela Bioverde, com investimentos previstos acima de 1,3 bilhão, terá capacidade para produzir mais de 1 milhão de metros cúbicos de etanol de milho por ano, além de 727 mil toneladas de farelo de milho seco.
A planta terá uma localização estratégica, ficando às margens da BR-364, o que possibilitará a conexão com a ferrovia. Com isso, estará garantida a eficiência na logística de escoamento da produção.
A construção dessa usina na nossa região representa, ainda, um avanço significativo para a indústria de biocombustíveis no Brasil, especialmente no segmento de etanol de milho.
Com o crescimento da demanda por energias renováveis e a busca por alternativas aos combustíveis fósseis, o etanol de milho se destaca como uma solução sustentável e economicamente viável.
Por isso, além de dar uma contribuição para a diversificação da matriz energética no Brasil, o projeto, que consolidará Mato Grosso como maior produtor nacional de etanol de milho do país, também trará benefícios econômicos para toda a região.
A usina deverá gerar empregos diretos e indiretos, estimular o desenvolvimento local e fortalecer a economia regional.
Segundo a empresa, está prevista a contratação de 250 funcionários na fase de operação. Isto significa aumento da renda e da arrecadação de impostos, bem como um estímulo a mais à produção de milho para a indústria.
Que venham mais boas notícias de investimentos como esta, aumentando assim a perspectiva de geração de riqueza e desenvolvimento para a região sudeste de Mato Grosso, onde Rondonópolis está inserida.
O que mais me chama atenção é o fato de vários municípios de Mato Grosso, alguns até vizinhos de Rondonópolis, estarem recebendo esses investimentos com geração de empregos no setor industrial, diretos e indiretos e Rondonópolis em si, nada ! Primavera do Leste, Alto Araguaia e também o nortão do Estado ter essas Indústrias e a nossa cidade não. Dá-se a impressão que todos esses municípios são mais atrativos do que o nosso: Por que será ? Provavelmente esse prefeito de quinta categoria não dá estímulos, não vai atrás, é preocupado em construir favelas, praças caras e demoradas sem utilidades, fazer quebra-molas e só. É o resumo desse prefeito RUIM DE SERVIÇO. Tomara que esse gestor inútil suma da gestão municipal, nossa cidade merece gente boa de verdade.