A temporada das convenções partidárias para as eleições de 6 de outubro abre na próxima semana. Esse é o período, de 20 de julho até o dia 5 de agosto, em que os partidos têm para deliberar sobre coligações e escolher seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. É justamente nessas próximas semanas em que o eleitor vai tomar conhecimento de quem vai realmente disputar o pleito municipal.
O período de convenções é também o que põe fim as especulações, comuns neste momento de pré-campanhas. Antes das convenções, os partidos aproveitam para apontar nomes com o intuito de testar aqueles que têm maior adesão junto aos eleitores.
Além disso, nas pré-campanhas os postulantes aos cargos precisam mostrar também aos seus partidos que contam com as condições necessárias para ir para a disputa.
No caso de Rondonópolis, será justamente nestas próximas semanas, com o início das convenções, a maior expectativa é sobre as definições dos candidatos a vice-prefeitos(as), ainda indefinidos.
Se de uma parte os nomes dos que buscarão vagas na Câmara Municipal e para o cargo de prefeito já estão praticamente definidos, o que se vê para vice-prefeito hoje, é muita especulação, com os partidos tentando emplacar nomes e testando outros. No entanto, até 5 de agosto essa história muda.
Com os nomes definidos, o eleitor tem mais oportunidade de avaliar quem melhor pode representá-lo, seja no poder executivo municipal ou no legislativo.
Até porque, aqueles escolhidos pelos partidos passarão a trabalhar para mostrar melhor seus planos de governo e seus objetivos frente aos cargos que postulam.
Passa a ser a hora também de debater o município, já que as discussões em torno de nomes chegará ao fim. Depois das convenções vem a hora do eleitor conhecer melhor os reais candidatos e o que propõem para Rondonópolis para que no dia da eleição possam votar de forma consciente em quem melhor os representar. Vamos nos preparar para escolher o melhor para Rondonópolis, que anda muito precisando de um grande administrador.