É louvável e ao mesmo tempo muito importante a atitude dos pais de Lucas Garib Dias, que em um momento de tanta dor estejam contribuindo para o esclarecimento da sociedade e conscientização sobre a importância da doação de órgãos.
Essa atitude dos pais está permitindo que muitas pessoas passem a obter mais informações sobre a doação de órgãos, especialmente em Mato Grosso, e, com certeza, podem contribuir para aumentar o número de doadores em Rondonópolis e todo o Estado.
A verdade é que, realmente é surpreendente que a captação dos órgãos de Lucas foi a primeira a ser realizada no hospital Santa Casa de Rondonópolis, que é um dos maiores e mais importantes hospitais, não só da cidade, mas do Estado.
Também é preocupante a informação de que apenas sete captações de múltiplos órgãos foram feitas em todo Mato Grosso no ano passado.
E, foram justamente essas informações, até então desconhecidas da ampla maioria dos rondonopolitanos, que fizeram com que os pais de Lucas se indignassem e passassem a ter a intenção até mesmo de abrir uma fundação com o nome do filho para atuar na conscientização da doação de órgãos.
Esse é um assunto que precisa ser falado e as pessoas precisam ser melhores informadas sobre os processos de doação, bem como os benefícios que podem permitir a outras pessoas com a decisão de doar os órgãos de um ente falecido.
É com informação e conscientização que será possível ampliar o número de doadores e assim possibilitar que mais pessoas possam ter a vida salva. É a informação também que rompe barreiras e crenças equivocadas.
Os pais de Lucas devem ser parabenizados pela atitude, principalmente neste momento de dor e luto pelo qual passam e o que se espera é que consigam concretizar o desejo de criar a fundação e contribuir para que mais pessoas possam ser salvas com a doação de órgãos.