Começa neste sábado (24) a edição da Virada Sustentável em Rondonópolis. O evento reúne programação gratuita voltada à sustentabilidade, cultura, educação ambiental e bem-estar. Promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em parceria com o Instituto Virada Sustentável, o evento conta com apoio de diversas instituições públicas e privadas e se estende até o dia 1º de junho, em diferentes pontos da cidade.
A Prefeitura de Rondonópolis é uma das principais parceiras da Virada Sustentável e, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, tem preparado os espaços públicos para receber as atividades e o público.
Além disso, outras secretarias municipais, como as de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, também estão mobilizadas no suporte logístico e operacional à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
A programação inicia neste sábado (24) com uma trilha fotográfica no Parque Dom Osório, às 7h. Ao longo dos próximos dias, oficinas, mostras culturais, apresentações artísticas e atividades de educação ambiental ocuparão espaços como o Casario, Parque das Águas, Cais do Porto, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Horto Florestal e Praça Pôr do Sol.
Na quinta-feira (29), o destaque é a abertura da exposição fotográfica O Brasil de Araquém Alcântara, às 8h, no Casario. À noite, a Praça dos Carreiros recebe, a partir das 19h, a apresentação musical da Jet Sinfônica Sustentável, com participações especiais dos artistas Eldah e Pedro Barbosa. A exposição de Araquém Alcântara segue em cartaz na sexta (30) e no sábado (31), também no Casario.
No sábado (31), às 8h, acontece um campeonato de ping-pong na UFR. À tarde, o Casario recebe oficinas de artes visuais do Sesc e de escrita criativa, além de performances de pintura. Simultaneamente, o Parque das Águas sedia atividades esportivas como campeonatos de vôlei e skate, além de apresentações culturais e ações educativas durante toda a tarde.
Ainda no sábado (31), o Casario recebe o grupo circense Du Cafundó às 16h e em seguida terá o espetáculo “Romeu e Julieta?”, que será apresentado às 17h. Já a II Mostra de Cinema Ambiental será às 18h.
No Cais do Porto, a noite terá música com Éder e Cícero Viola às 19h30. A banda Rasta Sandália encerra o dia com show às 21h30. A feira de artesanato local, Feira Artesã, também acontece a partir das 18h no mesmo local.
No domingo (1º), a programação começa com uma trilha de observação de pássaros e da fauna local no Horto Florestal, às 6h. Em seguida, atividades como a oficina “Reciclasom” e a contação de histórias “No Baobazinho” serão realizadas no gramado do parque a partir das 8h. A exposição fotográfica de Araquém Alcântara também continua em exibição no Casario.
Durante a tarde, a Praça Pôr do Sol recebe, a partir das 16h, atrações como o circo Tarde da Alegria, oficinas de artes visuais, contação de histórias com a Biblioteca Renovável e apresentações teatrais.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Às 18h, o espetáculo Raízes que Dançam: Cultura e Sustentabilidade toma conta da praça, seguido pela peça Rádio Tititi Blábláblá. A tradicional quadrilha da Junina Barnabé se apresenta às 19h e o evento será finalizado ao som do Chorinho do Cerrado, às 20h.
Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Rumo Logística e apoio de diversas entidades, o evento visa estimular a reflexão sobre sustentabilidade de forma acessível e inclusiva.