
A Academia Rondonopolitana de Letras promove, nesta terça-feira, 20, das 18h às 19h30, um encontro literário para celebrar o Dia Municipal do Poeta, instituído pela Lei 8.108, de 11 de junho de 2014, cujo projeto teve a autoria do agora deputado estadual Thiago Silva (MDB), do mesmo partido da vereadora Mariuva Valentin, apoiadora do evento.
“Uma bela homenagem, que reconhece e valoriza a vida e a obra de Valdir Xavier, bem como de tantos outros poetas e escritores, homens e mulheres das letras, da nossa cidade”, disse o professor e escritor Jerry Mill, atual presidente da entidade.
Segundo ele, qualquer pessoa que se interessa por literatura pode participar do evento, que terá bate-papo sobre a importância do apoio à produção poética local e recital de poesia com a participação de membros da ARL e também de autores e leitores convidados. Para tanto, basta ir à sala C7 da faculdade Uniasselvi, localizada na Rua Arnaldo Estevão de Figueiredo, 758-A, na região central da cidade.
“A intenção é saudar aqueles que, com seu talento e sua arte em forma de versos e rimas, fizeram e ainda fazem parte da nossa crescente riqueza cultural. Caso de Fátima Dalava e de Gilson Lira, por exemplo”, ressaltou.
MARCOU ÉPOCA
O poeta Valdir Xavier faleceu aos 75 anos, no dia 3 de maio de 2013. Os anos se passaram, mas o poeta deixou um grande legado e continua sendo reconhecido nos mais diversos cantos de Rondonópolis, de escolas a universidades e, principalmente, pelo público que ainda guarda na memória os seus versos.
Nestes 12 anos da morte do poeta, seu filho, Elizeu Augusto Xavier, em uma recente entrevista ao A TRIBUNA, relembrou que foi após o falecimento da esposa, Celina Augusta Xavier, em 1987, que seu pai começou a escrever os primeiros versos.
No início, manter a memória de dona Celina era o objetivo, porém com o tempo, sua poesia ganhou as páginas do A TRIBUNA, que criou o “Cantinho do Poeta”, justamente, para publicar seus versos quase que diariamente. Vieram ainda quatro livros com o passar dos anos e muitas homenagens, que são realizadas até hoje.
Valdir Xavier nasceu em Tiros (MG), em 20 de maio de 1937, filho de Herculano Rodrigues de Freitas e Paula de Morais Pessoa. Deixou quatro filhos: Ezequiel, Herculano, Elizeu e Doralice, e cinco netos. Era viúvo de dona Celina, com quem viveu quase 26 anos e por quem se inspirou para começar a escrever poesia.
Em Mato Grosso desde 1967, o poeta chegou em Rondonópolis em 1985. Foi lavrador, administrador de fazenda e, trabalhou como balconista, mesmo aposentado.
Mesmo com a saúde debilitada quando lutava contra um câncer, pouco antes de seu falecimento, o poeta não deixou o gosto de escrever suas poesias e publicá-las no jornal A TRIBUNA.