24 C
Rondonópolis
, 13 julho 2025
 
 

“Campus Já”: Ato em defesa da Unemat previsto para hoje foi adiado

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Os organizadores do movimento “Campus Já – Unemat Rondonópolis” devem anunciar, nos próximos dias, uma nova data para ato (Foto – Arquivo)

O ato público em defesa da implantação do campus definitivo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis, que estava previsto para ocorrer neste sábado (10), foi adiado e deverá ser remarcado para uma nova data.

A mobilização, organizada pelo movimento “Campus Já – Unemat Rondonópolis”, não recebeu todas as liberações necessárias de órgãos competentes, o que inviabilizou sua realização no dia inicialmente programado. A nova data do ato será divulgada pelos organizadores nos próximos dias.

O evento pretendia reunir a sociedade civil em uma caminhada com concentração na Praça Brasil, às 9h, e trajeto até a Praça dos Carreiros, com atividades previstas das 10h às 11h.

O objetivo era chamar a atenção das autoridades estaduais e da comunidade local para a necessidade urgente de estruturação definitiva da universidade no município, que atualmente opera com um campus avançado e enfrenta risco de encerramento de alguns cursos.

A demanda por um campus próprio da Unemat em Rondonópolis é antiga, com mais de duas décadas de reivindicações. A situação se agravou nos últimos anos, com o risco de evasão acadêmica e descontinuidade das atividades universitárias.

De acordo com integrantes do movimento, o campus avançado abriga cerca de 600 estudantes, mas não há previsão de novos vestibulares e a oferta de cursos pode ser reduzida ou transformada em ensino a distância.

A proposta do movimento é garantir estabilidade e autonomia administrativa e orçamentária à universidade, o que permitiria planejamento de longo prazo, manutenção regular de vestibulares e criação de cursos alinhados às demandas regionais.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

A expectativa é de que um campus definitivo contribua com o desenvolvimento de Rondonópolis e cidades do entorno, beneficiando diretamente mais de 250 mil pessoas.

Além da mobilização social, o grupo tem buscado apoio político junto a deputados estaduais, federais e senadores da bancada mato-grossense. Os organizadores do movimento reforçam a importância da participação da sociedade civil na luta por uma universidade pública de qualidade e acessível.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

SEAF apoia pesquisa internacional sobre fungo que causa doença em trabalhadores rurais

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) é parceira em uma pesquisa científica de alcance internacional voltada ao...
- Publicidade -

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img