
A prefeitura de Rondonópolis informou ao A TRIBUNA, nesta sexta-feira (9), que avalia o que será feito para finalizar o Parque Municipal Natural de Rondonópolis, conhecido como Parque da Seriema, uma das obras inacabadas que foram deixadas como “herança” pela gestão do ex-prefeito Zé Carlos do Pátio, cuja situação de abandono e depredação foi noticiada ao longo dos últimos dois anos por este jornal.
Esta semana, como noticiou o A TRIBUNA, a 3ª Vara Cível de Rondonópolis concedeu tutela provisória de urgência em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), determinando que a prefeitura apresente, em um prazo de 60 dias, um cronograma de adequação, regularização e funcionamento do parque.
Em relação à essa decisão, a prefeitura informou que ainda não há uma definição sobre as medidas que serão tomadas para atender a determinação da justiça, uma vez que novos estudos estão sendo desenvolvidos pela atual administração.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Na ação, como informado, a promotoria pede que sejam identificadas pelo município as pendências para a regularização do parque. Além disso deve elaborar um diagnóstico técnico das medidas a serem adotadas para fins de regularizar e fazer funcionar a unidade de conservação.
Abandonado
Como o TRIBUNA vem relatando nos últimos anos, apesar de ter ficado pronto há mais de dois anos, o antigo parque da Seriema precisa ter toda a estrutura física interna refeita, além de ser necessária a construção de via de acesso ao local.
Totalmente abandonado, o parque teve parte da estrutura construída vandalizada e depredada. A fiação elétrica foi furtada, o que obrigou o Município a elaborar um novo projeto para poder concluir a obra. Porém, a gestão passada nem chegou a iniciar o processo de licitação para finalizar o parque.