
O atropelamento da técnica de enfermagem Marta Celestino dos Santos, que ocorreu no sábado (5), enquanto ela atravessava a faixa de pedestres, trouxe os problemas do trânsito local de volta ao debate público.
Na Câmara Municipal, os vereadores voltaram a cobrar a implantação do pátio de apreensões de veículos para que as fiscalizações sejam ampliadas e seja possível reduzir os altos índices de acidentes na cidade.
O vereador dr. Manoel (União), destacou a letalidade do trânsito e ressaltou o impacto que o grande número de acidentes com vítimas acaba tendo no sistema de saúde local.
Ele citou, por exemplo, que o Hospital Regional de Rondonópolis recebe, em média, 10 pessoas acidentadas por dia no setor de ortopedia.
O desrespeito às leis de trânsito, à sinalização, o excesso de velocidade, o grande número de pessoas que conduzem veículos sem CNH na cidade, bem como a grande quantidade de veículos, especialmente, motocicletas, circulando sem placas, sem faróis ou condições mínimas de trafegabilidade estão entre os problemas apontados pelo vereador Alikson Reis (Podemos), que voltou a cobrar a instalação do pátio de apreensão de veículos, lembrando que essa cobrança vem sendo feita desde o início deste ano e até agora não houve providências tomadas.
O vereador apontou que Rondonópolis virou uma verdadeira “terra sem lei” no trânsito e isso está se refletindo em acidentes e vidas perdidas.
Outros vereadores como Vinícius Amoroso (PSB) e Investigador Gerson (MDB) também voltaram a cobrar a implantação do pátio de apreensões em Rondonópolis.
O entendimento dos parlamentares, que também é corroborado por outras autoridades como as polícias Militar e Civil, o Poder Judiciário local e o Ministério Público, é de que com a implantação do pátio será possível intensificar a fiscalização no trânsito, com a realização, inclusive, da blitz da lei seca, que não acontece em Rondonópolis, justamente, pela inexistência de um pátio para encaminhar os veículos apreendidos.
Em fevereiro, os vereadores fizeram uma indicação conjunta à Prefeitura para que seja implantado o pátio na cidade, mas o município ainda não se manifestou sobre a questão. Além da Câmara, o Ministério Público do Estado também recomendou ao município que implantasse o pátio.
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Mais de 6 anos sem pátio
A Prefeitura de Rondonópolis não conta mais com um pátio de apreensão de veículos desde 2019, quando desativou o Pátio Rondon. A decisão pelo fechamento foi tomada pelo ex-prefeito Zé Carlos do Pátio em acordo com os vereadores na época.
Mortes no trânsito
Conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, somente em 2024, 59 pessoas perderam a vida no trânsito de Rondonópolis.
Deixaram que o prefeito anterior fechasse o pátio e. agora, com apenas três meses. querem a solução de tudo. Ela virá, com certeza, mas sejam justos.
Não dificil descobrir serios problemas agentes de transito so sabe da multa sem nem mesmo falar com condutor, os cara fica escondido anotando placas, é facil resolver começa a multar realmete quem causa problema no transito, volta os radares em semaforos e faixas elevadas e sim cobre cobre muito de quem desobedeçe e quem atrapalha o transito, olha as motos anda de qualquer jeito se acha dono da rua não respeita sinal nada, carros liga o alerta e para no meio da rua e ninguem os multa, carros parados em esquinas e ninguem multa, o problema não é so sinalização e carro não esta nos condutores estupidos se não sentir realmente no bolso não vai educar nem andar direito, por isso sou a favor de lombadas eletroniacas e radar principalmente em semaforos como em Campo Grande MS