
Na manhã de ontem, 19, alguns dos membros da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) estiveram reunidos com o médico Altemar Lopes da Silva (PL) em seu gabinete no Paço Municipal. Para ambas as partes, a conversa foi “esclarecedora e promissora”.
De acordo com o professor e escritor Jerry Mill, atual presidente da ARL, o tema principal do encontro foi o apoio do vice-prefeito à solicitação de repasses mensais para a Academia por parte do poder municipal.
“Isso deve permitir à nossa entidade melhorar a sua estrutura organizacional e, consequentemente, oferecer ainda mais oportunidades literárias e culturais para a nossa população”, disse ele.
“Na verdade, uma vez concretizado, este será um fato inédito na nossa história, pois, desde a sua fundação, no dia 19 de novembro de 2013, e mesmo depois de ser declarada de utilidade pública municipal, em abril de 2022, a ARL jamais recebeu qualquer subvenção do poder público local. Ainda assim, em pouco mais de uma década de existência, mesmo com recursos geralmente limitados, a nossa Academia tem sido capaz de promover eventos e ações que já beneficiaram centenas de pessoas. Agora imagine o que nós poderemos fazer com uma maior segurança financeira”, argumentou Jerry Mill.
Para o experiente advogado e escritor Pedro Pereira Campos Filho, o primeiro presidente da ARL, “a parceria com o poder público e, sempre que possível, com a iniciativa privada facilita sobremaneira não só as atividades internas e externas da nossa Academia, mas permite aos cidadãos ter acesso a mais e melhores bens culturais. Para que isso aconteça, é preciso que haja constante dedicação e investimento. Nesse sentido, a ARL tem feito a sua parte há mais de uma década”, declarou.
Além de Pedro Campos e Jerry Mill, também estiveram presentes a acadêmica Cidinha Carvalho e os confrades Adly Gaby, Jakson Aguirre e Édson Ceretta.
Durante o encontro, cada um deles teve a oportunidade de falar sobre a própria trajetória pessoal, suas publicações e a importância do suporte do vice-prefeito para a confirmação do atendimento ao pedido feito pela ARL à municipalidade.
Segundo Altemar Lopes, que ouviu atentamente os acadêmicos e também falou sobre a sua própria experiência com as letras na vida pessoal e profissional, a solicitação da entidade é legítima, mas carece de maior estudo e aprofundamento, bem como do aval do prefeito Cláudio Ferreira.
Ele fez algumas considerações e sugestões no sentido de melhorar a justificativa do pedido feito pela ARL, em especial no que se refere à contrapartida a ser dada pela Academia, que deve ser algo que possa beneficiar as crianças e até mesmo os funcionários do Paço Municipal.
“Independentemente dos resultados práticos desta reunião com o vice-prefeito no curto prazo, a atual diretoria da ARL tem diversas metas traçadas para os próximos meses. Algumas de maior envergadura, como o início da construção da nossa sede definitiva no terreno a ser oficialmente doado pelo empresário Áureo Cândido Costa, e a realização da segunda edição da Feira Literária de Rondonópolis (Flir) no mês de maio. Ou eventos menores e pontuais, como o Chá das 6 e o Hora de Ler, ambos de incentivo à leitura. Mas há muito mais que a Academia quer e pode oferecer, desde palestras e oficinas a minicursos ou cursos protagonizados pelos nossos acadêmicos, bem como a Central do Livro. Just wait and trust!”, concluiu o presidente da ARL.