Novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), publicado ontem (5), aponta que subiu para 498 os casos de dengue e para 561 os casos de chikungunya registrados em Rondonópolis neste ano de 2024.
O boletim epidemiológico 48 mostra ainda que nesta última semana, foram notificados apenas um caso de dengue na cidade e três de chikungunya.
Apesar da quantidade de casos das doenças registrados nos últimos dias não ser alto, o Município mantém o alerta para este período chuvoso na cidade, quando a proliferação do mosquito Aedes aegypti tende a aumentar.
Em Mato Grosso, já foram notificados este ano 74.035 casos de dengue e 23.606 de chikungunya. Ainda que em menor quantidade, foram registrados também 1.928 casos de zika. O Estado ainda registrou 36 óbitos por dengue no ano e 11 por chikungunya. Nenhum óbito foi registrado em Rondonópolis.
Campanha Nacional
Na semana passada, o Ministério da Saúde lançou a segunda fase da campanha nacional de conscientização e mobilização para o controle da dengue, zika e chikungunya. Os canais digitais da pasta começaram a veicular a nova etapa da iniciativa, que terá duração até 28 de dezembro.
Agora, conforme o Ministério da Saúde, o foco está nos sintomas das doenças, com o slogan “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, zika e chikungunya é agora”, incentivando a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao identificar sinais como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos.
Em Mato Grosso, a vacina contra a dengue está disponível apenas em alguns municípios em que a quantidade de casos é maior neste ano, não incluindo Rondonópolis.