A Polícia Federal cumpriu mandados em Rondonópolis durante a deflagração da Operação Carga Fria na manhã de ontem (3). A ação, que contou com o apoio da Polícia Militar de Rondônia, cumpriu 18 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão nas cidades de Vilhena (RO), Pimenta Bueno (RO), Peruíbe (SP) e Mandaguaçu (PR), além de Rondonópolis. Segundo a PF, todos os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Vilhena.
A investigação visa desarticular organização criminosa situada no estado de Rondônia, especializada no tráfico interestadual de drogas, tendo como destino principal da substância entorpecente a região sudeste do país.
Conforme a Polícia Federal, o trabalho de investigação teve início no final do ano de 2023, após prisão em flagrante de uma pessoa que transportava consigo aproximadamente de 535 kg de cocaína.
Durante todo período investigativo, foram apreendidas um total de 2,5 toneladas de substância entorpecente, pertencente à organização criminosa investigada.
Ainda, segundo a PF, os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais, cujas penas somadas podem ultrapassar 40 anos de prisão.