O baixo nível do Rio Vermelho em Rondonópolis continua causando preocupação. Isso porque, segundo a Defesa Civil Municipal, o nível da água subiu apenas 0,10 centímetro desde o retorno das chuvas em setembro.
Atualmente com 1,20 metro, o nível do Rio Vermelho é considerado bastante baixo para o período, pois pode afetar a captação de água pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).
O baixo nível, inclusive, já levou o Sanear a interromper captação duas vezes em outubro, o que impactou o fornecimento de água na cidade, já que cerca de 40% dos bairros são abastecidos pela água da captação do Rio Vermelho.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Apesar das chuvas terem voltado após uma das maiores secas da história de Mato Grosso, a quantidade ainda está abaixo da média para o período conforme dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em outubro, a estação mostra que foram registrados 106.2 mm de chuvas em Rondonópolis, quantidade um pouco abaixo da média que é de 140 mm.
DIAS CHUVOSOS
Para esses primeiros dias de novembro, contudo, o Instituto prevê dias chuvosos. Nesta semana, a previsão é de chuva até sábado (9). O Inmet, inclusive, emitiu ontem (5), alerta laranja de chuvas intensas para a cidade válido até hoje (6).
Pode ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A previsão para hoje (6), quinta-feira (7), sexta-feira (8) e sábado (9) é de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A temperatura não deve passar dos 30ºC nestes próximos dias e não deve ficar abaixo de 23ºC.