30.4 C
Rondonópolis
, 6 novembro 2024
 

Antigo Seriema: Parque Natural Municipal não deve ser concluído por Pátio

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Mesmo com a estrutura interna pronta há mais de dois anos, o espaço não foi inaugurado até hoje por falta de uma via de acesso, segundo a prefeitura (Foto – Arquivo)

O prefeito Zé Carlos do Pátio deve concluir a gestão de dois mandatos consecutivos, em dezembro deste ano, sem entregar a obra finalizada do Parque Natural Municipal de Rondonópolis (antigo Seriema).

Isso porque uma nova licitação deveria ser feita para refazer a estrutura física do parque que acabou deteriorada pelo abandono e construir a via de acesso ao local, mas até o momento, não teve data publicada.

Como faltam pouco mais de dois meses de gestão, é praticamente inviável que a obra seja concluída pelo atual prefeito.

Como o A TRIBUNA vem mostrando em reportagens desde o início deste ano, a estrutura física do parque foi abandonada e acabou se deteriorando e sendo alvo de vandalismo. Mesmo com a estrutura interna pronta há mais de dois anos, o espaço não foi inaugurado até hoje por falta de uma via de acesso, segundo a prefeitura.

Em junho deste ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) informou ao A TRIBUNA que uma parte da estrutura do parque foi vandalizada e depredada, e a fiação elétrica foi furtada, o que obrigou o município a elaborar um novo projeto para poder concluir a obra.

Ainda, conforme a Sinfra, o projeto para a obra remanescente já teria sido concluído e aguardava parecer do prefeito Zé Carlos do Pátio para que se pudesse dar andamento ao processo de licitação.

A construção do parque vem se arrastando por vários anos. Anunciado oficialmente em 2013 pelo ex-prefeito Percival Muniz, a desapropriação da área foi concluída em 2015.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

As obras, no entanto, tiveram início somente em 2019, quando depois de polêmicas ambientais e intervenção judicial, o prefeito José Carlos do Pátio anunciou novamente a criação do parque, que foi todo reformulado, abrangendo uma área com equipamentos voltados para o lazer e de uso coletivo menor. Grande parte da área municipal será de preservação ambiental, sem acesso público.

A partir de 2019, após serem iniciadas, as obras tiveram várias interrupções e, finalmente, foram concluídas em 2022, porém, o projeto original não previa a construção da via de acesso e nem a extensão da rede elétrica.

Em junho de 2023, o Município implantou a rede elétrica no Parque e para que fosse inaugurado e aberto ao público, ainda dependia da pavimentação da rua de acesso.

O valor anunciado, inicialmente, para construção foi de R$ 6,9 milhões, com recursos oriundos de compensação ambiental da ALL, hoje empresa Rumo.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Rio Vermelho: Volume de chuvas ainda não altera o nível da água

O baixo nível do Rio Vermelho em Rondonópolis continua causando preocupação. Isso porque, segundo a Defesa Civil Municipal, o...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img