34.5 C
Rondonópolis
, 7 outubro 2024
 
 

Advocacia: Movimento “OAB Muda” mobiliza apoiadores em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Os advogados Leonardo Resende, Rafael Soares, Pedro Paulo Peixoto, Luciana Castrequini, Denise Rodeguer e Glicya Teodoro durante visita ao A TRIBUNA na tarde de ontem (Foto – Gabriele Martins)

O advogado Pedro Paulo Peixoto esteve ontem em Rondonópolis para conversar com os profissionais locais sobre a expansão do movimento “OAB Muda”, que surgiu no final de maio deste ano, em Mato Grosso, como reação ao Provimento 222/2023 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).

Apelidado de “provimento da mordaça’”, segundo Pedro Paulo, que é presidente do Instituto dos Advogados Mato-grossenses (IAMAT), o Provimento 222/2023 foi uma decisão do CFOAB tomada no final de 2023, proibindo qualquer manifestação da advocacia sobre as eleições da OAB que ocorrerão este ano.

“Esta medida de mordaça, autoritária e de censura não apenas proíbe a pré-campanha, mas também menções futuras de candidaturas, movimentos e até críticas às atuais gestões”, disse ele, durante visita ao A TRIBUNA, acompanhado dos advogados locais Leonardo Resende, Rafael Soares, Denise Rodeguer, Luciana Castrequini e Glicya Teodoro que fazem parte do grupo de Rondonópolis que apoia o movimento.

Pedro Paulo foi o autor da ação que questiona as regras das eleições da OAB estabelecidas pelo CFOAB através do provimento nº 222/2023. “Mas, ainda não conseguimos êxito”, lamentou o advogado, que está percorrendo o Estado para fortalecer o movimento que busca mudanças nos rumos da seccional mato-grossense da OAB.

“Estamos visitando os municípios para conversar com os colegas sobre os rumos que tomou e precisa mudar. Este ano, já é a minha quarta vinda a Rondonópolis para fazer esta discussão”, comentou Pedro Paulo, observando que o movimento já conta com grupos de apoio em 21 das 29 subseções existentes no Estado, como é o caso de Rondonópolis.

“Este movimento contra a mordaça está crescendo, pois ele representa o anseio dos advogados de renovação e mudança nos rumos da OAB no Estado”, atestou Pedro Paulo.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Repúdio e solidariedade

O advogado ainda criticou a interpelação judicial feita pela atual presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, contra os advogados Daniel Teixeira, João Carlos Brito e Lorena Mamedes.

Como mostrou o A TRIBUNA, ontem, os três advogados foram interpelados judicialmente, nesta semana, para prestarem esclarecimentos, após publicações nas redes sociais questionando informações de gastos da entidade com festas e viagens, locação e reembolsos que estavam no site da OAB.

“Não cabe censura e perseguição a quem questiona e cobra transparência na OAB. Esta medida autoritária e de mordaça, usando a estrutura da entidade, para tentar silenciar as vozes criticas, criou um sentimento de indignação e de revolta entre os advogados”, assinalou Pedro Paulo.

“A presidente os acusou de divulgaram fakenews quando, na verdade, eles fizeram questionamentos sobre informações disponíveis no próprio site da OAB”.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. Fazendeiro condenado multado por desmatamento criminoso com agente químico usado na guerra e absolvido .. é a OAB fazendo valer o poder do dinheiro . A natureza que se regenera ….

  2. Quando eu vejo que essas pessoas passaram na prova da OAB, tenho mais certeza que a prova não exige conhecimento mas só técnica mesmo igual prova para concurso público. Daqui a pouco esses advogados vão querer ir para rua fazer campanha para eleição da OAB e distribuir santinhos, fazer baderna, e mostrar toda sua ignorância só que em público. Ordem e progresso da nossa bandeira precisa ser atualizado para baderna e retrocesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Cláudio Ferreira é eleito prefeito de Rondonópolis com 56.356 votos

O deputado estadual Cláudio Ferreira (PL) é o novo prefeito de Rondonópolis. Com 100% apurados, o deputado que cresceu...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img