Ao chegar à sua 50ª edição, a Exposul de Rondonópolis se consolida como uma das maiores feiras agropecuárias do Centro-Oeste brasileiro ao oferecer uma programação que envolve tradição e inovação e muita diversão para a população da região.
Entre essas atrações, está o rodeio, uma festa popular que envolve adrenalina, disputa, premiação e muito profissionalismo dos peões e equipes que trabalham na organização.
O palco é a Arena de Rodeios João Poteiro, construída em concreto e com capacidade para 12.500 expectadores – uma homenagem ao ex-vereador de Rondonópolis, João Poteiro (Zeferino Porto Ribeiro). O espaço – um dos maiores do país – foi inaugurado em 1999 pelo então presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Adolho Thadeu Vieira.
João Poteiro faleceu em 2019, aos 87 anos e foi um dos primeiros moradores da cidade. Ele veio da Bahia e chegou a Rondonópolis no início da década de 1960. Sempre morou na região da Vila Operária. Neste ano, a abertura será na quarta-feira (07.08) e a final está marcada para o sábado (10.08).
Logo na abertura do rodeio, um dos eventos mais esperados da Exposul, a arena já recebe os primeiros peões que vão disputar a montaria em touro. A inspiração é na Festa do Peão em Barretos e chegou a Rondonópolis trazida por um ex-campeão da disputa naquela cidade, Aníbal de Araújo.
Nos primeiros dias, os peões enfrentam as etapas classificatórias, seguidas das semifinais e a grande final, quando os peões vencedores recebem uma boa premiação, além do destaque por ser um vencedor em um dos melhores e mais importantes rodeios do país.
Todos os anos, a arena também recebe as provas de team roping (quando uma dupla fica responsável por laçar a cabeça e as patas do novilho) e as provas de tambores, onde entram em cena habilidade e velocidade do cavalo e do cavaleiro para contornar três tambores dispostos na arena.
Além de toda essa programação, a Arena de Rodeios vai servir de cenário para os show de Colo de Deus, Marcelo Markes, Gustavo e Leandro, Luan Santana, GG na voz, Simone Mendes, Jocasta, Matheus e Kauan, Zé Neto e Cristiano e Jiraya Uai.
VEJA MAIS: