40.1 C
Rondonópolis
, 7 outubro 2024
 
 

Nesta quinta na UFR: Videoconferência com cientista espanhol aborda alterações climáticas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Professor e cientista Juan Pedro Ruiz, da Universidade Autônoma de Madrid: “necessitamos, simplesmente, imaginar o impensável. E fazê-lo possível. Apenas isso” (Foto – Divulgação)

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove, nesta quinta-feira (15), uma videoconferência com o cientista espanhol Juan Pedro Ruiz a respeito das alterações climáticas e da crise global diante da onda de desinformação que tem se espalhado nos diferentes espaços sociais.

O evento é uma ação do programa Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental da UFR e marca o início das atividades do segundo semestre letivo do curso.

Juan Pedro Ruiz é doutor em zoologia e professor titular no departamento de Ecologia na Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha.

Durante a transmissão, o cientista deve apresentar informações e análises técnicas que evidenciam a dimensão das mudanças climáticas, salientando a importância da atuação responsável de estudantes e demais pesquisadores em suas comunidades e junto à sociedade civil com o objetivo de prezar pela distribuição de informações de credibilidade.

Para Ruiz, a desinformação, a manipulação e as fake news têm se sobressaído no debate coletivo e influenciado a opinião pública. Segundo o cientista, essas informações falsas seriam risíveis se não fossem tão perigosas, trazendo danos significativos ao avanço das pesquisas sérias e compromissadas.

“No momento em que discursos negacionistas encontram respaldo no discurso de líderes políticos de notória expressividade, torna-se cada vez mais importante saber reconhecer as falácias desses argumentos e combater a desinformação que circulam nas redes sociais”, aponta.

De acordo com o coordenador do mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental da UFR e doutor em Ciências pela USP, professor Luís Otávio Bau Macedo, o compartilhamento de informações falsas a respeito das mudanças climáticas gera um ambiente desfavorável para a realização das ações necessárias para a conscientização ecológica e o engajamento das pessoas na luta pela preservação e uso responsável dos recursos naturais.

A videoconferência será transmitida gratuitamente nesta quinta-feira (15), às 19h (horário de MT). Os interessados em participar do evento e receber o link de transmissão devem enviar um e-mail para o contato [email protected]

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Imagens serão usadas como provas em investigações de crimes eleitorais

Imagens do programa de videomonitoramento Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), serão usadas como...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img