A polêmica em torno da construção de inúmeros quebra-molas em diversas regiões da cidade chegou também à Câmara Municipal, com vários vereadores cobrando da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) explicações sobre a viabilidade técnica destes redutores de velocidade, durante a sessão ordinária de ontem (17).
Os vereadores querem que a Setrat esclareça quais critérios estão sendo utilizados para a construção dos quebra-molas e se estes atendem às normas estabelecidas na legislação.
Os parlamentares também querem que a Setrat explique porque há quebra-molas sendo retirados de algumas vias e quais os motivos para isso.
Eles ainda questionam o gasto de dinheiro público com a construção e posterior retirada dos redutores de velocidade e apontam, que ao contrário do que sustenta a Setrat, de que apenas foi retirado um quebra-molas na avenida Júlio Campos, como mostrou reportagem do A TRIBUNA, há outros sendo retirados na cidade.
São muitos os exemplos de quebra-molas que teriam sido construídos fora de normas apontados por moradores. Um leitor do A TRIBUNA, relata, por exemplo, que a prefeitura construiu dois quebra-molas, um antes da rotatória da avenida Paulista e outro depois. “Por que colocar um quebra-molas depois da rotatória se a própria rotatória já obriga que os condutores reduzam a velocidade?”, questionou.
Com a polêmica, ontem, a reportagem voltou a questionar a Setrat para saber quantos quebra-molas já foram retirados e quantos ainda serão.
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Em resposta, a pasta reforçou que realizou a retirada somente do redutor na avenida Júlio Campos, que não teria sido construído pelo município, e que não há previsão de retirada de outros.
Em meio aos questionamentos, a Setrat também publicou ontem a portaria interna nº 54 que designa a Comissão de Avaliação e Aprovação de Projeto de Mobilidade apresentado mediante Relatório de Impacto sobre o Tráfego Urbano (RITU).
Caberá à comissão aprovar e autorizar qualquer projeto que impacte no trânsito. A comissão é formada por três servidores da Setrat e foi assinada pela secretária da pasta, Priscila Paiva.
Esses vereadores não estão com nada!!! Não acredito que o puxadinho do Prefeito vai fazer alguma coisa a essa altura do campeonato…até por que sabemos que muitos desses quebra molas são indicações dos próprios vereadores. Depois vem essa secretária falar em estudo de viabilidade com equipe de comissionados…que só fazem o que mandam? Essa gestão faz o que bem entende e a Câmara não fez e não irá fazer mais nada!!! Temos que tirar esses vereadores que dizem amém para o Rei das Praças!!!
E dificil acreditar que a solução do transito em Rondonópolis é a contrução exagerada de quebra molas, isso só torna o transito mais lento, no entanto os acidentes ainda continuam acontecendo, sei que é pedir muito para uma equipe tão ineficiente, mas poderiam estudar uma outra alternativa para que não tenha tanto gastos desnecessario de dinheiro publico.
Depois que a setrat já instalou uns 50 quebra molas na cidade, aí só agora os vereadores enxergaram? Que cidade vocês vivem?