Neste sábado, às 20h, o auditório do SEST/SENAT será palco de uma apresentação especial da Orquestra CirandaMundo Rondonópolis. O evento promete uma viagem musical pelos ritmos brasileiros. A entrada é gratuita e aberta para toda a família.
A orquestra, sob a regência do maestro Silvano Macedo, que há nove anos contribui significativamente para o grupo, é composta por músicos locais, incluindo estudantes e professores do Instituto Ciranda.
“Estou confiante de que o repertório agradará a todos os presentes. Esperamos todos neste concerto, que assim como os outros que realizamos, tenho certeza que será muito apreciado,” destaca Silvano Macedo.
Entre as obras a serem apresentadas estão “Suíte Nordestina”, “Luar do Sertão,” e “Chalana”, todas com arranjos criativos que destacarão as diversas nuances rítmicas da orquestra. Os concertos do Instituto Ciranda são acessíveis para deficientes visuais, com audiodescrição, e deficientes auditivos, com intérprete de LIBRAS.
A Orquestra CirandaMundo Rondonópolis é mantida pela unidade local do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, uma organização que há 20 anos fomenta ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania e transformação.
O Instituto atende mais de 800 alunos em Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Poconé e Sonora. Na capital, cerca de 400 alunos recebem aulas de diversos instrumentos no Centro Histórico, na emblemática Casa de BemBem.
Em Rondonópolis, as aulas ocorrem na sede do Parque Universitário e em polos em outras quatro regiões da cidade. Os cursos são voltados para crianças e jovens a partir de 7 anos, abrangendo diversos instrumentos de orquestra, musicalização, teclado e violão.
Os estudantes recebem material didático, uniforme e, quando disponível, o instrumento musical em regime de empréstimo. Para manter todos os programas e atividades, em Cuiabá e nos demais polos mencionados, o Instituto Ciranda conta com importantes parcerias.