
A aula inaugural do Projeto Boe Bororo aconteceu na tarde de ontem (10), no auditório do Paço Municipal, e contou com a presença de dezenas de indígenas da Aldeia Tadarimana. Serão 14 cursos com certificação para até 270 pessoas. As aulas começarão efetivamente na comunidade nesta terça (11).
O objetivo é ofertar capacitações para que os índios possam trabalhar com as profissões de modo a propagar a cultura indígena e terem mais independência financeira e, por fim, mais qualidade de vida.
O projeto está sendo desenvolvido pela prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação em parceria com a Obra Kolping.
Participaram da aula, o prefeito José Carlos do Pátio, a secretária de Ciências, Tecnologia e Inovação, Neiva de Cól, o diretor da Obra Kolping, Jhonatan Guimarães e a presidente da Associação de Mulheres Indígenas Bóe Bororo, Sônia Bokaji, entre outros.
Todos os cursos serão ofertados gratuitamente e os equipamentos usados para as aulas práticas serão deixados na Aldeia Tadarimana para a prática desses profissionais.
Os indígenas poderão se qualificar em vários tipos de artesanatos com cursos específicos da cultura para que possam comercializar os produtos; também estão sendo ofertados cursos de cabeleireiro (masculino e feminino), designer de sobrancelhas, modelagem e costura, estamparia, panificação, salgadeiro, confeitaria tradicional, inclusão digital e rotinas administrativas.