22.7 C
Rondonópolis
 
 

Incentivo à leitura: ARL divulga dados da 2ª fase do projeto “Jornal Local”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Na quinta-feira, 29, chegou ao fim a segunda etapa do projeto Jornal Local, uma parceria da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) com o jornal A TRIBUNA que tem como objetivo central estimular a leitura de qualidade no seio da nossa população. No total, cinco empresas participaram desta fase.

Baseada em um questionário de apenas cinco perguntas de múltipla escolha, a pesquisa começou no Laboratório São João, no dia 3 de fevereiro. Na sequência, foi a vez da Impacto Prime (dia 8), do Escritório Auxiliar (dia 15), da Botuverá Transportes (dia 22) e do Supermercado Tropical (dia 29).

Em cada uma dessas empresas, foram entregues exemplares do jornal A TRIBUNA daquele dia para quem colaborou com o levantamento.

“Algumas pessoas estranharam o fato de termos divulgado uma loja de agroferragens como uma das empresas participantes desta etapa e ter aparecido outra. Ocorre que essa primeira empresa, alegando ‘questões internas’, acabou ficando de fora na reta final. Isso nos obrigou a contactar uma empresa de outro setor, mas isso não comprometeu em nada o nosso objetivo final”, disse o professor e escritor Jerry Mill, presidente da ARL e idealizador do projeto.

ALGUNS DADOS

Segundo Jerry Mill, foram distribuídos 160 questionários, dos quais apenas 112 foram respondidos, apesar de a dinâmica adotada desta vez ter sido diferente: os formulários eram deixados nas empresas em um dia e recolhidos no outro, para não interferir na sua rotina diária.

“Na verdade, somente na Botuverá Transporte nós conseguimos fazer todo o processo numa mesma manhã, graças ao setor de recursos humanos da empresa, que foi bastante receptivo à nossa iniciativa desde o início, tendo nos acompanhado durante todo o processo”, revelou Jerry Mill.

De acordo com ele, dos respondentes, jovens e adultos entre 11 e 70 anos, 46 eram mulheres, 66 eram homens. A maioria respondeu que não lê jornal impresso, livro ou revista com frequência, dando prioridade a sites ou blogs na internet, que eles leem em casa ou no trabalho “quando há tempo”. No caso do A TRIBUNA, seções como os Tópicos, a coluna social e a Opinião do Leitor foram citadas como as mais lidas.

“Esses dados nos ajudam a entender um pouco mais o que se passa na cabeça dos nossos leitores, possibilitando compreender o que motiva tal comportamento na atualidade e projetar algumas possíveis consequências caso haja a manutenção desse tipo de hábito cultural no curto, médio ou longo prazo”, disse.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

AGRADECIMENTOS

Jerry Mill aproveitou para agradecer todas as empresas que participaram desta fase do projeto com colaboradores das mais diversas áreas, bem como ao diretor do A TRIBUNA, Samuel Logrado de Souza, pela manutenção da parceria com a ARL, ressaltando a importância de poder, ao mesmo tempo, divulgar as atividades desenvolvidas na cidade e região pela Academia Rondonopolitana de Letras desde 2013.

“Temos diversos talentos literários por aqui, para os quais está faltando uma melhor divulgação dos seus trabalhos e maior aproximação com o potencial público leitor que temos. Juntar essas duas extremidades desta corrente cultural é um dos objetivos da ARL, mas não pode ser apenas dela. Por isso é muito bom contar com essas visitas e parcerias”, concluiu.

PRÓXIMA ETAPA

Segundo Jerry Mill, em maio, o projeto deve ser levado a quatro escolas particulares que têm o ensino médio e estejam interessadas em elevar o nível de interesse pela leitura dos seus alunos ou professores e colaboradores.

Para participar desta etapa, basta entrar em contato com ele pelo (66) 99979-2892 para saber de mais detalhes quanto a como isso poderá ser feito.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições 2024: PT quer ser o “Pelé” de Pátio na corrida sucessória

No decorrer da semana, numa entrevista concedida ao programa “Bom dia Cidade”, da 104 FM, o prefeito de Rondonópolis,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img