22.5 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Chuvas escassas: Rio Vermelho atinge nível crítico

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Rio Vermelho apresenta baixo volume de água, o que não é normal para esta época do ano (Foto – Arquivo)

Em função da escassez de chuvas nestes meses de verão em Rondonópolis, o Rio Vermelho está com nível crítico. Segundo a Coordenação da Defesa Civil Municipal, a última medição, em 31 de janeiro, mostrou o nível de água com apenas 1,10 metro, quantidade menor que a geralmente encontrada em período de seca.

Nesta época do ano, quando as chuvas tendem a ser mais intensas, o nível do Rio Vermelho, conforme explica o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Mototáxi, deveria estar, pelo menos, com 2 metros a mais de água do que o registrado. Ele destaca que no período do verão, estação chuvosa na cidade, o rio deveria estar com mais de 3 metros.

João Mototáxi ainda lembra que em dezembro, o baixo volume de água do Rio Vermelho já prejudicou a captação de água pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).

Na ocasião, o Sanear informou que o nível crítico e a turbidez haviam afetado 25% da captação da água, o que estava causando interrupções no abastecimento, principalmente, nos bairros mais altos. O problema ocorreu entre os dias 9 e 12 de dezembro. Inúmeros bairros da cidade foram afetados.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

A preocupação, conforme destaca o coordenador, é que a previsão é de chuva abaixo da média na cidade até abril. “É preciso que as pessoas economizem água, porque com a previsão de escassez de chuva até abril e depois a chegada do inverno que é período de estiagem na cidade, o volume de água pode cair ainda mais e prejudicar o abastecimento”, alerta.

Ainda, de acordo com ele, as nascentes também estão com pouca água, algumas secando, o que torna a situação mais preocupante. “Nós informamos, via ofício, o prefeito sobre o nível crítico do Rio Vermelho e sobre a preocupação de que o abastecimento de água possa ser afetado no período de estiagem”, repassou o coordenador da Defesa Civil.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo de MT prorroga decreto de emergência no trecho do Portão do Inferno

O Governo de Mato Grosso publicou, nesta segunda-feira (17), a prorrogação da situação de emergência no trecho do Portão...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img