A pandemia acabou e os casos graves de Covid-19 caíram significativamente com a vacinação da população. Contudo, a doença ainda é bastante presente e novos casos continuam sendo registrados em todo o Brasil.
Em Rondonópolis, dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que neste mês de novembro, até esta sexta-feira (17), 42 casos de Covid-19 foram confirmados. Uma média de 2,4 novos casos por dia.
Em outubro, o número foi parecido e, conforme a pasta, 79 casos da doença foram confirmados na cidade. No mês passado, a média diária de casos confirmados foi de 2,5.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil segue a tendência observada mundialmente e registra oscilação no número de casos da doença, com leves aumentos em determinados estados e regiões, em diferentes períodos.
A vacina é a principal medida de combate ao vírus e às formas graves da doença, conforme aponta o Ministério da Saúde, e hoje, o imunizante está disponível gratuitamente no SUS para toda a população acima de 6 meses de idade.
Em Rondonópolis, a vacina contra a Covid-19 está disponível em todas as unidades de saúde. Atualmente, a orientação é que maiores de 18 anos, que já tomaram ao menos duas doses da vacina, devem receber uma dose de reforço da bivalente.
Pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal ou estão com alguma dose de reforço em atraso também podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Já a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade é constituída por três doses, que devem ser aplicadas seguindo os intervalos recomendados: 1ª dose para a 2ª dose: intervalo de 4 semanas; e 2ª dose para a 3ª dose: intervalo de 8 semanas. A criança que tiver tomado as três doses este ano, não vai precisar repetir doses em 2024.
No final de outubro, o Ministério da Saúde informou que a imunização contra a Covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024.