O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu ontem (17) alerta de clima severo, em função de uma onda de calor que castiga Rondonópolis. O alerta segue até o próximo sábado (21).
A previsão do Instituto é que até sábado a temperatura poderá ficar até 5ºC acima da média com os termômetros podendo chegar a 44ºC nesta sexta-feira (20). Além do calor extremo, o Inmet também alerta para a baixa umidade relativa do ar nos próximos dias, com índices mínimos podendo cair a 10%.
Conforme o Inmet, hoje (18), a temperatura deve atingir 42ºC, com mínima de 24ºC, sem previsão de chuva. Além do calor excessivo, a umidade relativa do ar também deve ficar baixa, chegando a índice mínimo de 20%.
Nesta quinta-feira (19), a previsão do Instituto é de continuidade do calorão, com a temperatura máxima podendo chegar aos 43ºC e com a mínima em torno de 24ºC. Nesta quinta também não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar deve cair mais ainda, podendo chegar a 10%.
O calor pode ficar ainda mais extremo, segundo o Inmet, na sexta-feira (20), quando a cidade pode ter temperatura máxima de 44ºC e mínima de 26ºC. A umidade do ar pode chegar a 20%, mas o Instituto aponta possibilidade de chuva isolada.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
O sábado (21) ainda deve ser de muito calor, com os termômetros podendo atingir 43ºC. No dia, a temperatura mínima não deve ser menor do que 26ºC e a umidade relativa do ar pode chegar a 20%. Para o sábado, o Inmet também indica a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas.
ORIENTAÇÕES
Diante do alerta de perigo para a onda de calor, algumas recomendações são importantes para garantir a saúde da população. Conforme o Ministério da Saúde, é importante evitar exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h; usar protetor solar, chapéus e óculos escuros; vestir roupas leves e que não retêm muito calor; e, diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados.
O órgão orienta ainda a aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar; evitar bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar; a fazer refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.
Neste período também é fundamental manter os ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água.