23.6 C
Rondonópolis
 
 

Pacientes de outros municípios: Secretária deve ir hoje à Câmara explicar suspensão de atendimentos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Ione Rodrigues, secretária municipal de Saúde, é aguardada hoje na Câmara Municipal (Foto – Redes Sociais)

A secretária municipal de Saúde, Ione Rodrigues, é aguardada, hoje (18), na Câmara Municipal. Na oportunidade, a gestora se reunirá com vereadores para esclarecer dúvidas sobre as medidas adotadas visando a contenção de despesas na pasta, bem como a suspensão dos atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas para pacientes dos 18 municípios que compõem a regional de saúde.

A ida de Ione até o parlamento atende a uma convocação feita pelo presidente da Casa de Leis, vereador Júnior Mendonça (PT), após pedido feito pela Comissão de Saúde e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Conforme foi noticiado, a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis suspendeu os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias para pacientes dos 18 municípios que compõem a regional de saúde.

O argumento da prefeitura é que os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias já ultrapassaram o pactuado com Rondonópolis. Foram mantidos, segundo a pasta, somente os atendimentos de emergência.

Antes, no início de setembro, o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) decretou contingenciamento na Secretaria Municipal de Saúde. A principal justificativa apontada era a necessidade de assegurar o equilíbrio entre a execução de despesas e a disponibilidade de recursos próprios, uma vez que a pasta havia atingido o percentual de despesa apurado em 31% quando o previsto para o corrente ano foi de 26%.

“Será importante a vinda da secretária até a Câmara para esclarecer o que está se passando na Saúde, onde foi feito um contingenciamento de gastos e a suspensão de cirurgias eletivas para os municípios da região que não estão pactuadas através do Consórcio de Saúde”, disse a vereadora Marildes Ferreira (PSB), que preside a Comissão de Saúde da Casa de Leis.

Marildes, inclusive, já havia encaminhado à secretária um requerimento de informações sobre estas questões que serão tratadas na reunião que está marcada para começar logo após a abertura da sessão ordinária de hoje.

Assim que começar, a sessão será suspensa pela presidência e o encontro entre a secretária e os vereadores deve acontecer na sala de reuniões

“Já havia feito este requerimento para que a secretária apresentasse um relatório sobre os procedimentos pactuados via Consórcio por município, com intuito de saber quantos foram realizados e não realizados nos últimos dois anos”, reiterou a vereadora.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições 2024: PT quer ser o “Pelé” de Pátio na corrida sucessória

No decorrer da semana, numa entrevista concedida ao programa “Bom dia Cidade”, da 104 FM, o prefeito de Rondonópolis,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img