24.8 C
Rondonópolis
 
 

Marca-passo cerebral: Paciente com Parkinson passa por cirurgia neurológica inédita em Roo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Um paciente com Parkinson, em Rondonópolis, passou por uma cirurgia neurológica de alta complexidade inédita na cidade. O procedimento foi garantido com recursos do Governo do Estado e realizado em um hospital privado de Rondonópolis pelos neurocirurgiões Altemar Lopes da Silva e Guilherme Froehner. A cirurgia consiste em um implante de marca-passo cerebral para mal de Parkinson.

O neurocirurgião Altemar Lopes da Silva explica que a estimulação cerebral profunda (DBS, sigla em inglês para Deep Brain Stimulation), é indicada para pacientes com doença de Parkinson que apresentam sintomas graves e incapacitantes que não estão sendo adequadamente controlados com medicamentos.

“Essa terapia é considerada quando os sintomas do paciente, como tremores, rigidez muscular, bradicinesia (movimentos lentos) e flutuações motoras, não estão sendo adequadamente controlados com o tratamento medicamentoso convencional”, enfatiza.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

A DBS, conforme destaca o neurocirurgião, é especialmente indicada quando o paciente apresenta flutuações motoras significativas, discinesias induzidas por medicamentos (movimentos involuntários anormais) e tremores refratários (que não respondem bem aos medicamentos).

Além disso, a DBS pode ser considerada em pacientes mais jovens com doença de Parkinson que desejam melhorar sua qualidade de vida e que estejam dispostos a se submeter a um procedimento cirúrgico.

“É importante ressaltar que a decisão de realizar a estimulação cerebral profunda deve ser individualizada, levando em consideração diversos fatores, como a gravidade dos sintomas, a resposta aos medicamentos, o estado geral de saúde do paciente e suas expectativas em relação ao tratamento. A avaliação e a decisão sobre a DBS devem ser feitas por uma equipe multidisciplinar especializada, que inclui neurologistas, neurocirurgiões e neuropsicólogos”, conclui.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Dengue: Integração de tecnologias brasileiras promete acelerar o combate à dengue

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (22), o Brasil ultrapassa os 740 mil casos de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img