Vereador Roni Magnani: “Precisa melhorar a sua comunicação e selar apoios importantes para decolar sua pré-candidatura a deputado estadual, pelo PSB…”
1- SENHORAS E SENHORES,
eis que o presidente da Câmara Municipal, Roni Magnani, do PSB, parece estar tendo dificuldades para decolar sua pré-candidatura a deputado estadual.
Ele tem acompanhado o prefeito José Carlos do Pátio, que é do mesmo partido de Magnani, em eventos e principalmente em inaugurações de obras na cidade, além das tradicionais reuniões que o prefeito realiza rotineiramente nos bairros periféricos, o que certamente amplifica seu nome e pode lhe render bons votos.
Quem acompanha a trajetória do vereador sabe que ele tem apoios importantes em outras cidades e regiões do Estado, inclusive de políticos que já foram importantes e que não fazem parte do grupo de Pátio. Mas tudo isso parece ainda não ser o suficiente e ele tem patinado, precisando dar uma guinada na situação enquanto é tempo. Uma boa estratégia de comunicação seria um bom começo.
Um dos motivos pode ser a baixa adesão de seus colegas vereadores à sua pré-candidatura, já que grande parte dos edis já têm compromisso com outros nomes, como os deputados estaduais Ondanir Bortolini, do PSD, Janaina Riva, do MDB, e Sebastião Rezende, do União Brasil, e outros.
Uma outra situação que pesa desfavoravelmente ao presidente da Câmara é a pré-candidatura da também vereadora Marildes Ferreira, também do PSB, que por mais que não concorra diretamente com Magnani, pois irá brigar mais pelo voto feminino e das pessoas que conheceu e que ajudou em seu período de secretária de Saúde, principalmente, não deixa de ser uma concorrente.
Vereadora Marildes Ferreira: “Também do PSB, tem sua pré-candidatura a deputada estadual focada mais no voto feminino, mas batalha muitos apoios importantes…”
Nesse sentido, há rumores de que gente do alto escalão patista teria procurado por Marildes e sugerido uma desistência, incluindo até uma importante secretaria como prêmio de consolo, mas segundo a fonte do PAPO, ela não abriu mão de sua pré-candidatura e segue firme no seu intento, inclusive com o apoio do presidente estadual da legenda, Max Russi, pois como já comentamos aqui anteriormente, as candidaturas femininas são estratégicas para todos os partidos, pois além de haver uma exigência legal de que ao menos 30% das candidaturas sejam de mulheres, os votos recebidos por elas significará mais dinheiro nos caixas dos partidos políticos nas próximas eleições.
2- POR FALAR NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO ESTADUAL,
é nítido que há uma inflação de pré-candidaturas disputando o voto do eleitorado mais conservador e bolsonarista. Um dos mais identificados com esse eleitorado é o já deputado Claudinei Lopes, o Delegado Claudinei, do PL, mas Sebastião Rezende também tem o grosso de seus votos entre esses eleitores.
Apesar de não ter sido eleito na onda bolsonarista, o emedebista Thiago Silva é outro deputado que tem se aproximado desse eleitorado, principalmente por conta de ser evangélico, onde as ideias conservadoras prevalecem.
O empresário Cláudio Ferreira, o Paisagista, do PTB, que foi terceiro colocado para prefeito nas eleições de 2020, também é outro pré-candidato que tem perfil conservador e bolsonarista; sem contar ainda o vereador Carlos Guinâncio, do PSDB. Como se trata de uma grande parcela do eleitorado geral, há votos suficientes para todos, mas a prudência aconselha que se cative também o voto de outros eleitorados.
3- JÁ A VEREADORA KALYNKA MEIRELLES,
do Republicanos, deve mesmo se lançar na disputa por uma vaga de deputada federal este ano. Em seu primeiro mandato, ela tem se destacado por denunciar falhas da administração municipal e tem no currículo uma candidatura para o mesmo cargo em 2018, quando obteve 2.594 votos.
Essa eleição na verdade serviu para ela se projetar e se preparar para se eleger vereadora na eleição de 2020.
Agora, ela deverá disputar o cargo para valer e deverá contar com o apoio de nomes como o do ex-prefeito Adilton Sachetti, que ao que tem deixado transparecer não deverá se candidatar a nenhum cargo nessa eleição, e talvez do empresário Luiz Fernando Carvalho, o Luizão, que foi candidato a prefeito em 2020 e ficou em segundo lugar.
Suas chances, a princípio são reduzidas, mas quem conhece a política sabe que o improvável costuma dar as caras de tempos em tempos, principalmente se ela puder contar com os apoios certos.
4- UM GRANDE EVENTO POLÍTICO
está sendo preparado pelo grupo do prefeito José Carlos do Pátio para oficializar a sua filiação ao PSB, partido para onde decidiu migrar com o seu grupo após se desiludir com o Solidariedade, que ele mesmo construiu no Estado.
O ato acontecerá no dia 16 de junho e também devem assinar a ficha de filiação sua esposa Neuma de Morais, pré-candidata à deputada federal, o presidente da Câmara, Roni Magnani, que tentará uma cadeira de deputado estadual, além do representante da cidade em Brasília, Paulo José, que chegou a ser aventado como possível candidato a deputado federal, mas deverá mesmo ajudar na coordenação das campanhas eleitorais apoiadas por Pátio.
Mas a ideia mesmo é que esse ato reúna a militância patista e autoridades próximas ao político para dar aquele pontapé inicial na campanha dos aliados do prefeito, e principalmente da primeira dama.
Para ajudar na mobilização, Pátio já mandou entregar, de casa em casa nos bairros periféricos, um kit de materiais impressos, que incluem um calendário, mesmo já estando próximo do meio do ano, um convite para o ato político e um outro impresso contando um pouco da história de Dona Neuma, como é mais conhecida a esposa do prefeito. Como se vê, seu bloco está na rua.
E POR HOJE
vamos parar nossa conversa por aqui. Nos vemos daqui a uma semana no próximo PAPO POLÍTICO. Até lá!