1- SENHORES E SENHORAS,
anotem ai o nosso CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES:
FALTAM 14 DIAS PARA O PLEITO ELEITORAL…, isto mesmo, apenas duas semanas para o 6 de outubro, dia histórico para Rondonópolis, quando um novo ciclo de desenvolvimento será anunciado para começar no dia 1º de janeiro de 2025, quando um novo gestor assumirá o comando do principal município do interior de Mato Grosso.
Chega de gestão sem planejamento, sem fiscalização, sem prioridades, sem visão de futuro… Chega de política de corrutela, voltada apenas para a indústria de votos…Rondonópolis precisa é de indústrias para gerar dividendos fiscais e empregos. Precisa discutir a ida da ferrovia para o nortão, que diminuirá o fluxo do nosso Terminal, diminuindo a receita, mas não será o fim…, desde que teremos um prefeito com visão empreendedora, liderando um movimento pela nossa industrialização, recebendo os empresários em seu gabinete e não os afastando para outros municípios.
Hoje, no vizinho município de Primavera do Leste o que se comenta é que “o Zé do Pátio é o nosso melhor prefeito”, devido os empresários que não são atendidos em Rondonópolis e que acabam sendo atraídos para Primavera.
Mas o Papo Político continua lembrando, depois de eleito o novo prefeito ainda teremos que conviver 86 dias com esse modelo de gestão patista. Mas o tempo passa rápido, principalmente já dentro de um clima de esperanças revigoradas, na certeza de novo tempo para um rico município com um orçamento de 2,4 bilhões de reais/anuais.
E é você, caro leitor e eleitor, que terá a responsabilidade de contratar este novo gestor, portanto toda a responsabilidade está com os rondonopolitanos, que não podem errar diante da urna eletrônica eleitoral.
2- NESTA RETA FINAL
da campanha para prefeito, o quadro não deve alterar muito. Aliás, são praticamente dois anos que se vive o pleito eleitoral em Rondonópolis, pois logo após as eleições gerais de 2022, com a vitória do presidente Lula (mesmo com a fragorosa derrota por aqui, quando Bolsonaro teve 65% dos votos), o seu maior cabo eleitoral na cidade, o nosso prefeito, saiu a campo para lançar o seu sucessor na pessoa do fiel escudeiro Paulo José Correia (PSB), e bem ao seu estilo foi patrolando todas as outras pré-candidaturas que se apresentavam dentro do grupo das forças progressistas: foi assim com as pretensões do seu vice-prefeito Aylon Arruda (então PSD, do ministro da Agricultura Carlos Fávaro e do deputado estadual Nininho) e depois, já em vésperas das convenções, também fez com que o petista Carlos Ernesto Augustin, o Teti desistisse; – o PV, partido da Federação Brasil Esperança, através do seu presidente Carlos Naves, também ensaiou uma dissidência, lançando a pré-candidatura da dra. Ádila, mas o Zé não permitiu e nem o vice ofereceu, o que era a verdadeira pretensão do partido verde.
Como já tinha “batido o martelo” bem lá atrás, o Zé do Pátio se tornou absoluto no grupo e começou a distribuir as ordens. Primeiramente, formando as chapas de vereadores, dando a preferência para o seu PSB, quando, estranhamente, deixou a chapa com apenas 14 candidaturas registradas, das 22 possíveis, o que ninguém entendeu, haja vista que os candidatos a vereadores, além de serem os grandes cabos eleitorais, também suas votações são somadas para o partido atingir o coeficiente eleitoral para conquistar as vagas. Uma “engenharia maluca” do político Zé do Pátio, e agora o PSB corre o risco de eleger, no máximo, três vereadores.
Outra missão que o Zé do Pátio sentou em cima, assumindo para si, foi a escolha do candidato a vice-prefeito, o companheiro do Paulo José, e depois de uma interminável novela de distribuir convites para vários empresários (e ter recebido vários Não), ele acabou anunciando “uma bomba” para o dia seguinte: Ave! Já temos Papa: Eu escolhi o companheiro dr. Pedro Maggi, para ser o vice do Paulo José.
E ai se concretizou a chapa pura do seu partido, com o conceituado médico e empresário prestador de serviços da Prefeitura. Até então, um ilustre desconhecido, mas que surpreendeu no transcorrer da campanha com a sua desenvoltura.
MAS, SENHORAS E SENHORES,
mesmo controlando tudo, da equipe de marketing à escolha das candidaturas, tudo indica que o grande perdedor destas eleições será mesmo o José Carlos Junqueira de Araújo, o popular político, discípulo exemplar do ex-tudo na política mato-grossense, de prefeito de Rondonópolis a governador do Estado, de senador da República a deputado federal, dr. Carlos Gomes Bezerra, do qual ele se rebelou com o seu projeto solo de “Cacique político”, mas que nunca prosperou.
Ao contrário de Carlos Bezerra, que permitiu o surgimento de várias lideranças em sua volta; o Zé do Pátio é muito centralizador, tido como egocêntrico, não acredita em nenhum dos seus assessores, e como não consegue transferir votos para seus indicados.
Nem para a primeira-dama, que foi candidata a deputada federal nas eleições de 2022. Outra sua vítima foi o vereador Rony Magnani, que não se elegeu deputado estadual, saiu descontente com o apoio não recebido, e hoje, mesmo no mesmo partido do Zé, trabalha na coordenação da campanha do adversário, o emedebista Thiago Silva.
O Zé do Pátio é Cacique dele mesmo, e o seu futuro político se restringe a disputar as eleições de 2026 para a Assembleia Legislativa – e tem chances de vitória, diga-se de passagem; uma candidatura a deputado federal seria muito arriscada.
E ASSIM, SENHORAS E SENHORES
estamos nas duas últimas semanas do pleito. Pelas pesquisas, o Zé do Pátio não conseguiu tornar o seu candidato conhecido do eleitorado, amargando em quase todas elas, uma terceira posição.
Nas análises dos “cientistas políticos pantaneiros”, o Zé do Pátio errou feio na dose, e num ar de muita arrogância, desde a pré-campanha, quer tudo em torno dele, inclusive aparecendo como a personagem principal da campanha: Eu…, eu…, eu…fiz, faço e farei.
O slogan sempre foi: “vota no Paulo José, que o Zé Garante…”. E o seu candidato, o competente servidor público, companheiro político de 20 anos, grande articulador da administração municipal em Brasília, aparece como uma figura muito dependente do líder. Só agora, já na reta final, a rota está sendo corrigida, para o Paulo José “Garante o Resultado”.
Nesta sexta-feira, 20, apareceu um novo vídeo do “Zezinho paz e amor”, justamente no meio dos resultados das novas pesquisas, e muito sereno, calmíssimo, o Zé do Pátio pede para que seus eleitores mantenham a confiança, tenham cautelas com os resultados divulgados dessas pesquisas, “pois pelas suas pesquisas internas, a virada está chegando, o Paulo José já estaria em segundo lugar e nos próximos dias vai virar o jogo.
Para nossos analistas pantaneiros, o que merece reflexão mesmo dos eleitores é que o prefeito sempre fala de outros resultados em suas pesquisas internas, só que nunca registra nenhuma para ser divulgada, e voltam a desdenhar desta estratégia em esconder pesquisas mais favoráveis, quando todos sabem do poder de convencimento dessas armas eleitorais para conquistar votos dos indecisos e de milhares de eleitores que preferem aguardar as ditas pesquisas apontando quem será o vencedor, pois preferem votar em quem vai ganhar.
E tem um detalhe, o Zé do Pátio insinua no vídeo que um calhamaço de papel, em sua mão, seria uma pesquisa, onde os resultados são bem mais favoráveis. Acontece que a lei eleitoral não permite nenhuma alusão, em propaganda eleitoral, à pesquisas que não forem registradas. Poderá vir uma multa por ai, bastando que algum adversário mova uma ação contra o prefeito.
3- A FASE FINAL DA CAMPANHA
começa agora, neste sábado, 21, com os debates nas emissoras de televisão. Como o Papo já comentou antes, nada até agora aconteceu para alterar o quadro em Rondonópolis, desde o início da pré-campanha. O horário gratuito de rádio e tv está sendo improdutivo, sem audiência.
No máximo, serve para os candidatos a vereadores surpreenderem aos amigos com suas aparições na telinha. Não percam os debates de hoje, 21, às 11 horas, no SBT; no dia 28/09 na TV Cidade; e, provavelmente, no dia 3 de outubro, como é tradicional, na TV Globo.
Prestem atenção senhores eleitores, todas as três coligações partidárias sabem da real situação do pleito, e os concorrentes que estão atrás centralizarão suas baterias contra o líder das pesquisas.
E a grande tática a ser utilizada, que foi exaustivamente ensaiada pelas equipes de coordenadores e marqueteiros, tem o objetivo de criar um fato para desestabilizar emocionalmente aquele que realmente estiver em vantagem eleitoral, e termos como “por que você está nervoso?” serão frequentemente utilizados, para fazer com que o telespectador possa detectar alguma fraqueza no adversário que lidera. Vamos ficar de olho, e depois cobrem aqui do PAPO.