40.9 C
Rondonópolis
, 5 outubro 2024
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Prefeito Zé do Pátio: “Com sua calculadora tenta provar que a chapa do PSB com 15 candidatos a vereadores conquistará mais vagas do que com 22 candidatos. E está sendo considerado como o Gabigol do PSB…”

1- SENHORES E SENHORAS,
anotem ai o nosso CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES:
FALTAM 57 DIAS PARA O PLEITO ELEITORAL

E ESTAMOS A MENOS

de dois meses do dia D das eleições, agora em plena campanha eleitoral com os 3 candidatos a prefeito pedindo o voto do eleitor. Ficou mesmo definido que apenas três nomes vão para disputa do Paço Municipal, algo que há muito tempo não ocorria em Rondonópolis.

Quem não apreciou muito foi o grupo do prefeito Zé do Pátio, que torcia para um número maior de candidatos, o que poderia dividir mais o colégio eleitoral e favorecer o Paulo José, pois ele, Pátio, acredita que no seu eleitorado “ninguém mexe” e aí a oposição seria mais dividida. Mas não aconteceu…e o pior é que o prefeito sabe que tanto Thiago Silva (MDB) quanto o Cláudio Ferreira (PL) entram bem no seu eleitorado.

O jogo está oficializado, resta agora a consciência do eleitor, quem será o novo administrador a ser contratado para dirigir o nosso pujante município, que está precisando urgentemente de uma mudança radical na forma de ser governado. É o que o PAPO sempre vem colocando, um orçamento superior a 2,3 bilhões de reais não pode ser administrado só de forma “politiqueira”, pensando simplesmente no carreirismo político, alimentando uma indústria de votos.

Após o dia 6 de outubro ainda teremos que conviver mais 86 dias com a forma de administrar do Zé do Pátio, olhando apenas para o umbigo, pensando nos votos do pleito seguinte. Uma tremenda utopia criar uma barreira entre a classe empresarial e a classe trabalhadora.

Um município rico como Rondonópolis tem que, diariamente, alimentar o seu balcão de empregos atraindo grandes indústrias e investimentos, gerando mão de obra para a sua classe trabalhadora. Condições muitas tem para isso, é preciso apenas um gestor com visão administrativa. Pensem nisso, caros leitores na hora do voto na urna!

2- E NA SEGUNDA-FEIRA, 5

chegou ao fim o prazo das convenções. A novidade mesmo acabou ficando no domingo, 4, quando o candidato a prefeito Cláudio Ferreira (PL) acabou com o mistério e anunciou o médico Altemar Lopes (Podemos) como o seu candidato a vice. Apesar de que aqui na Coluna passada foi aventada essa hipótese, foi surpresa para muitos.

O dr. Altemar até então era pré-candidato a vereador, e bem cotado devido os muitos anos de serviços prestados à sociedade, mas não era o mais cotado para ser o vice dentro do próprio grupo de Cláudio Ferreira. Acabou desbancando nomes que já estavam no noticiário desde o início da pré-campanha, como a dra.

Luciana Horta (PL), a Geane Teles (PSDB) e o médico Hélio Pichione (Podemos), este na “bolsa de apostas” era o mais falado, pois já vem de uma longa vida pública, como secretário de Saúde e presidente da Câmara Municipal. O dr. Altemar foi uma escolha pessoal do candidato Cláudio Ferreira.

PARECE QUE

quem não gostou da escolha foi a sindicalista Geane Teles, presidente do SISPMUR e antes cogitada para ser puxadora de votos na chapa da Federação (PSDB/Cidadania) e que acabou virando indicação para ocupar o posto de vice-prefeita.

Lembram, Senhoras e Senhores, que aqui no PAPO estranhamos quando o presidente da Federação, vereador Subtenente Guinâncio iniciou uma campanha, pela imprensa, com a indicação da Geane para vice? Pois é, acabou não sendo e ela também renunciou a condição de ser puxadora de votos para a sua chapa. Uma pena!

3- JÁ FOI GRANDE A

movimentação da campanha política esta semana, mas pegará fogo mesmo só após o dia 15, quando os candidatos estarão com os seus CNPJs e entrará em cena o material publicitário.

Os três candidatos a prefeito andaram desfilando com os seus vices, e a dupla Thiago Silva e Luizão mostrou mais desenvoltura, pois os dois já são bem populares, tendo em vista a já longa carreira política do deputado Thiago Silva e a participação do empresário Luizão na campanha eleitoral de 2020, quando foi candidato a prefeito e ficou atrás apenas da votação do eleito Zé do Pátio.

O dr. Altemar ainda demonstra meio tímido, mas promete evoluir muito; enquanto o seu colega médico Pedro Maggi, apesar de desconhecido do meu social rondonopolitano – inclusive devido a sua constante ausência da cidade, começa a surpreender com a boa oratória – mas vai precisar se movimentar muito para se tornar conhecido.

A 50a. Exposul está sendo um bom palco de referências para estas análises de popularidade das três chapas majoritárias e até este final de semana ainda tem oportunidades dos três candidatos a vice-prefeito se misturarem à massa da população. Os candidatos a prefeito, Paulo José Correia, Thiago Silva e Cláudio José já estão há um bom tempo em plena campanha e são bem conhecidos.

4- SENHORAS E SENHORES,

é muito conhecida a expressão “igual um elefante solto dentro de uma sala de cristais” – quebra tudo, né!?. E ela pode ser muito bem empregada para sintetizar a participação do prefeito José Carlos do Pátio na campanha do “fiel escudeiro” Paulo José.

É incrível como o Zé arruma confusão toda a semana. E se não bastasse ser ele o centralizador de todas as decisões, desde quando escolheu o Paulo José para disputar a sua sucessão, ainda lá pelos finais do ano 2022 (antecipando muito o processo eleitoral em Rondonópolis), depois enfrentando as pretensões de outros pré-candidatos como o seu vice Aylon Arruda (então PSD) e o Teti do PT, fazendo ambos desistirem do processo eleitoral e “batendo o martelo” declarando Paulo José o candidato do grupo.

Para a turma que gosta de comparar a política com o futebol, afirmando que o jogo só termina quando o juiz dá o apito final, o PAPO faz hoje outra comparação: O Zé do Pátio está parecendo com o Gabigol do Flamengo…ambos estão no final dos seus contratos, só vão até 31 de dezembro próximo, e toda semana arrumam uma confusão para seus times. Gostaram flamenguistas e patistas da comparação!?

SE O GABIGOL VOLTOU

a irritar a torcida flamenguista, sacudindo ao vento uma camisa do Palmeiras nesta semana, o Zé do Pátio arrumou mais uma encrenca com a Câmara Municipal e acabou colocando contra si até mesmo alguns vereadores da sua base, em querer de toda a forma aprovar, em regime de urgência, três projetos que lhe dariam o direito de contrair um senhor empréstimo de 300 milhões de reais, e sem detalhar praticamente nada, tudo de forma muito genérica, e em reta final de governo, quando nem dá mais tempo para planejar e onde gastar toda essa dinheirama.

Como os vereadores andam olhando as atitudes do prefeito desconfiados de seus atos, tinham sinalizados que não aprovariam o regime de urgência. E ai, não se sabe quem orientou o Zé do Pátio, ele antecipou uma ação judicial, com pedido de liminar para que a Câmara apreciasse os projetos em regime de urgência.

Loucura jurídica total, e quem acabou pagando o pato foi a sua Procuradoria Jurídica. Não deu outra, o juiz, de forma elegante (para não dar risadas), sentenciou que o Poder Judiciário não poderia interferir numa questão regimental de outro Poder, no caso o Legislativo. Os projetos não passaram, estão nas comissões para as devidas apreciações e deverão demorar uns 15 dias para serem apreciados na plenária dos vereadores. O Zé ficou muito pqp!!!

O CLIMA É MUITO TENSO

até entre os vereadores do PSB, partido do prefeito, que estão sofrendo um grande desgaste na defesa de sua administração e ainda não entenderam a estratégia que o Zé do Pátio usou na constituição da chapa de vereadores, que acabou incompleta, sendo aprovada na convenção com apenas 15 candidatos, quando poderia ser com 22.

E dos 15, o vereador Cláudio da Farmacia disse que não vai disputar a reeleição, e o fotógrafo e colunista social Walter Arantes também já confidenciou que não disputará o pleito. E ai cai para 13 candidatos, se os dois não forem substituídos.

O que isto representa, Senhoras e Senhores, menos votos de 7 ou 9 candidatos que podem representar duas chances a menos de eleger vereadores na chapa, considerando o coeficiente eleitoral de cerca de 6 mil votos por vaga. Nas contas dos matemáticos pantaneiros, o PSB acaba sujeitando a eleger apenas 3 candidatos. E sabem que os preferidos do Zé são os seus ex-secretários Vinicius Amoroso, Huani Rodrigues e a Mara Gleibe.

E os atuais vereadores da sua base, que brigam em todas as sessões da Câmara pelos interesses do Executivo, principalmente o seu líder Reginaldo Santos, que até já ganhou o apelido de “enxugador de gelo” da Prefeitura, como ficam na disputa pela reeleição?

A interrogação é, onde o estrategista político e matemático Zé do Pátio tirou essa fórmula mágica de que com 15 candidatos a vereadores na chapa do PSB ele conquistará mais votos do que com 22? Será que o Gabigol ajuda os patistas decifrar esta maldade? Segundo os comentários, o prefeito está retaliando seus próprios vereadores, que em algumas oportunidades andaram atrapalhando seus projetos na Câmara Municipal. Dizem que ele é mesmo mão de pilão!

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Hora da verdade: Cláudio, Paulo ou Thiago? Agora, é com o eleitor!

Chegou a hora do eleitor de Rondonópolis ir às urnas e escolher quem vai governar a cidade pelos próximos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img