O Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre de 2022, em relação ao quarto trimestre de 2021. Quando  comparado com o mesmo trimestre do ano passado, o PIB apresentou aumento de 1,7%.

No acumulado dos quatro trimestres terminados em março de 2022, a economia brasileira subiu 4,7%, comparada ao mesmo período imediatamente anterior. Os números foram divulgados na manhã desta quinta pelo IBGE.


 

FALANDO NISSO…

Em nota após a divulgação do resultado positivo do PIB no primeiro trimestre de 2022, o Ministério da Economia pondera que a economia brasileira segue em trajetória de crescimento neste ano e afirma que o país tem conseguido superar duas crises recentes: a causada pela pandemia de Covid-19 e a recessão de 2015 e 16.

A pasta comandada por Paulo Guedes ressalta que os efeitos remanescentes da pandemia e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia têm causado dificuldades de recuperação das cadeias globais de produção e alta da inflação, mas ressalta que, mesmo nesse contexto adverso, a atividade econômica brasileira mostrou-se positiva no primeiro trimestre de 2022 em vários ramos, com destaque para a indústria e os serviços.


 

CONTROLE NO PREÇO

O governo discute nos bastidores com lideranças aliadas do Congresso Nacional o envio de um projeto de lei para quebrar o controle estatal sobre a Transpetro, braço da Petrobras que opera terminais e dutos. A proposta em estudo visa compartilhar oleodutos e gasodutos com a concorrência, garantindo que refinarias, distribuidoras e importadores tenham acesso à infraestrutura da Transpetro.

Integrantes do governo analisam essa e outras propostas com potencial para reduzir os preços dos combustíveis, que têm gerado grande pressão sobre o presidente Bolsonaro.


 

PROVA DE VIDA

Os servidores públicos aposentados e pensionistas aqui do Distrito Federal ganharam acesso à prova de vida digital nesta quinta. Atualmente, cerca de 50% beneficiários não fizeram a atualização presencial.

A portaria do Instituto de Previdência dos Servidores do DF  com a regulamentação do acesso digital foi publicada no Diário Oficial do DF desta quinta. A ferramenta foi desenvolvida junto com o Banco de Brasília.


 

CASOS INTERNACIONAIS

A Organização das Nações Unidas, por meio do órgão criado para avaliar o racismo e violência policial do caso George Floyd, vai analisar agora a situação brasileira envolvendo os episódios da chacina na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, e a morte de Genivaldo de Jesus Santos, asfixiado em uma “câmara de gás” montada em uma viatura da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe.

A ação ocorre após o envio de uma denúncia pela Comissão Arns ao Alto Comissariado da ONU solicitando providências em relação à escalada de violência policial no país.


 

OPERAÇÃO PAYBACK

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em conjunto com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, deflagrou, na manhã desta quinta, a segunda fase da Operação Payback. Os alvos são suspeitos de fazer transações bancárias fraudulentas.

Os criminosos teriam movimentado ao menos R$ 2,6 milhões apenas no Distrito Federal. Os policiais cumpriram 15 mandados judiciais, sendo 10 de busca e apreensão e cinco de prisão temporária. Os fatos ocorreram no último fim de semana de março de 2022, período em que foram identificadas diversas fraudes praticadas a partir da manipulação de um aplicativo.


 

INCLUSÃO

O presidente Bolsonaro sancionou a lei que garante, em repartições públicas e concessionárias de serviços públicos, atendimento prioritário aos acompanhantes de pessoas que também se beneficiam de atendimento prioritário.

Atualmente, o atendimento prioritário a pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos já é garantido em repartições públicas, instituições financeiras, veículos de transporte coletivo, logradouros e sanitários públicos. A legislação de 2000, contudo, ainda não mencionava seus acompanhantes ou atendentes pessoais.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui