O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou nesta sexta, em visita ao Brasil, o lançamento da rede Starlink para 19 mil escolas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia. O empresário se encontrou hoje com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Também participaram da conversa o dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli. O empresário Elon Musk chegou ao Brasil na manhã desta sexta para um encontro com o presidente JaBolsonaro. O bilionário desembarcou no aeroporto de São Roque, em São Paulo.


 

CONFIANÇA

As dúvidas levantadas sobre a credibilidade das urnas eletrônicas têm pouco espaço entre os eleitores aqui do Distrito Federal. Na capital da República, 79,8% das pessoas aptas a votar confiam no modelo adotado no Brasil desde 1996. Segundo pesquisa encomendada pelo Metrópoles e realizada pelo Instituto Ideia, 45,4% do eleitorado acreditam muito no formato eletrônico, e 34,4%, pouco.


 

DIVIDIDO

O procurador-geral da República, Augusto Aras, deve buscar agradar a ambos ao mesmo tempo em diferentes processos, conta Vera Magalhães. Para o Planalto, Aras vai emitir parecer considerando válido o indulto concedido por Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira, condenado pelo próprio Supremo por pregar violência contra os ministros.

Na outra via, a PGR deve arquivar a notícia-crime do presidente contra o ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, que já havia sido rejeitada pelo ministro Dia Toffoli. Visto como descabido por especialistas, o recurso à PGR após recusa pelo STF seria um “teste de fidelidade” para Aras. Para sorte deste, o assunto está a cargo de sua vice, Lindôra Araújo.


 

REAJUSTE

O presidente Bolsonaro disse que o governo não tem os recursos necessários para o reajuste de 5% dos funcionários públicos, que deve equivaler a R$ 7 bilhões em cortes nos ministérios. Ele ainda reiterou que o orçamento é pequeno porque o país passa por um “momento difícil” devido à pandemia – que, de acordo com ele, reflete na inflação.

Bolsonaro disse que vai esperar por uma próxima reunião com os presidentes dos sindicatos dos funcionários. Atualmente, servidores públicos do Banco Central, Tesouro Nacional e outras autarquias estão em greve por reajuste salarial e reestruturação de carreira.


 

ABANDONO DE ESTUDO

Dados divulgados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira na quinta apontam que a taxa de abandono escolar no ensino médio mais que dobrou em 2021. Os números dizem respeito a estudantes da rede pública.

De acordo com a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021, a taxa de abandono no ensino médio no ano passado foi de 5%. Em 2020, o percentual era de 2,3%. Também houve aumento nas taxas de abandono do ensino fundamental na rede pública: em 2021, o índice foi de 1,2%. Em 2020, o indicador era de 1%.


 

OPINIÃO FORMADA

O presidente Bolsonaro disse que existem três ministros do Supremo Tribunal Federal que “infernizam” não só ele, como também “o Brasil”. Segundo o mandatário do país, esses magistrados são Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

A fala do presidente ocorreu um dia antes de um gesto inesperado, nessa quinta. Sob aplausos e perplexidade do público, o presidente Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, apertaram as mãos e se cumprimentaram.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui