O desemprego deu um alívio aos brasileiros, no trimestre que vai de fevereiro a abril. O índice de 10,5% de desocupação é o menor para o período desde 2015, quando foi de 8,1%. Mesmo assim, 11,3 milhões de brasileiros terminaram o trimestre sem emprego.

As informações foram divulgadas pelo IBGE nesta terça. Outra boa notícia é que o número de empregados com carteira assinada no Brasil subiu 2% no mesmo período. Esse percentual corresponde a 35,2 milhões de pessoas.


 

DESENTENDIMENTO

Além de estados do Sul e Sudeste, o PT de Lula e o PSB de Geraldo Alckmin não estão se entendendo eleitoralmente em alguns estados da região Nordeste, onde costumava ter uma afinidade maior.

No Rio Grande do Norte, por exemplo, o PSB tenta emplacar o deputado federal Rafael Motta como candidato ao Senado na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), que concorrerá à reeleição.

A petista, no entanto, resiste. Ela já anunciou uma aliança com o PDT de Ciro Gomes para ter o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves como postulante a senador em sua chapa.


 

VOTO IMPRESSO

Durante visita às obras de uma ponte sobre o Rio Claro e do Anel Viário de Jataí, Goiás, o presidente Bolsonaro voltou a falar sobre o voto auditável, pauta que já foi tramitada e descartada durante a atual legislatura.

Durante um discurso, ele agradeceu as bandeiras verde e amarelas no local e disse que, com o povo, iria fazer mais pela liberdade do país. Depois de ser reiterada e sugerida por membros do governo, a Câmara dos Deputados rejeitou, em agosto do ano passado, a PEC que estabeleceria a adoção do voto impresso ou auditável.


 

RECUPERAÇÃO

Dez dos 15 indicadores de infraestrutura monitorados pela Confederação Nacional da Indústria registraram alta no primeiro trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado.

O levantamento mostra que o maior aumento foi no transporte aéreo de passageiros, que teve um salto de 57% em relação ao ano passado. Como consequência, outro setor que também registrou um grande crescimento, foi o consumo de petróleo, de 16%, e o de transporte de cargas aéreas, com 14%. O setor de transportes marítimos para o exterior apresentou uma queda de 3%.


 

COVID

O Brasil registrou 63 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel diária de óbitos está em 121, o que representa aumento de 2% em relação ao verificado há 14 dias. O número aponta estabilidade no indicador.

Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.


 

CARGA LÍQUIDA

Um homem de 26 anos foi preso com cocaína líquida aqui no Aeroporto de Brasília. A droga estava escondida em uma garrafa de Pisco – bebida tipicamente chilena e peruana –, em embalagens de óleo de coco e em três calças jeans.

A Receita e a Polícia Federal flagraram o infrator tentando levar droga para o exterior. Durante fiscalização de rotina, por meio de equipamento de raio-X e auxiliados pelos cães farejadores Bruce e Roxy, servidores da Receita Federal identificaram volumes suspeitos no interior de uma mala que havia sido despachada em Rio Branco e seguiria para Lisboa. Ao ser acionada, a PF identificou e deteve o proprietário da mala, que estava prestes a embarcar no avião.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui