O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na noite desta terça, ter ajuizado ação no Supremo Tribunal Federal contra o ministro Alexandre de Moraes por “abuso de autoridade”.

Bolsonaro também ressalta, em mensagem enviada a grupos no WhatsApp, supostas irregularidades na investigação no inquérito das Fake News e nas ações tomadas pelo magistrado, não previstas no Código de Processo Penal, contrariando o Marco Civil da Internet.


 

SEGURANÇA

O número de assassinatos no país continua em queda em 2022, segundo o índice nacional de homicídios com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram 10,2 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2021, o Brasil teve uma queda de 7% no número de assassinatos, como apontou um levantamento exclusivo do Monitor da Violência.


 

ELEIÇÕES ESTADUAIS

O governador Ibaneis Rocha lidera a intenção de votos dos eleitores do Distrito Federal na disputa pelo Palácio do Buriti, com 30%, de acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta. O levantamento é o primeiro de uma série encomendados ao Instituto Ideia. As pesquisas para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão divulgadas até a véspera do segundo turno. Além da disputa pelo GDF, haverá sondagens para os cargos de presidente da República e senador.


 

DESEMPENHO

O governo federal instituiu, nesta quarta o novo Programa de Gestão e Desempenho para servidores públicos federais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto nº 11.072. Servidores efetivos ou comissionados, além de estagiários e trabalhadores temporários, serão submetidos ao processo de acompanhamento. Militares das Forças Armadas estão excluídos da iniciativa.


 

SEM RISCO

Em meio à preocupação de lideranças do Legislativo e do Judiciário sobre possível ruptura democrática, o vice-presidente Hamilton Mourão disse à coluna não vislumbrar qualquer risco de Jair Bolsonaro não aceitar eventual derrota nas eleições presidenciais deste ano.


 

PRIVATIZAÇÃO

O Tribunal de Contas da União retomou, nesta quarta o julgamento sobre processo de privatização da Eletrobras. A ação está paralisada há cerca de um mês, após pedido de vista do ministro Vital do Rêgo. A expectativa por parte do governo é de que o processo seja aprovado pela maioria dos ministros. Caso isso ocorra, a estatal estará um passo mais próxima de se tornar uma empresa privada.


 

VACINAÇÃO

A diminuição do número de casos da Covid-19 no Brasil é uma vitória que merece ser celebrada. Aqui no Distrito Federal, mais de 90% da população está vacinada com a primeira dose, de acordo com a Secretaria de Saúde, o que demonstra que a prevenção é um caminho importante nessa luta. Contudo, com o aumento da flexibilização das restrições impostas pela pandemia, cresce a circulação de outros vírus respiratórios, como a influenza.


 

 MEIO AMBIENTE

Os itens plásticos de uso único, como talheres, canudos e embalagens, representam boa parte do lixo produzido por deliveries. Uma questão que preocupa ambientalistas e instituições não governamentais voltadas para a preservação do meio ambiente. Com o objetivo de diminuir os resíduos desse tipo de material, a empresa iFood aderiu ao compromisso #delivredeplástico. BOA AÇÃO!

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui