31.6 C
Rondonópolis
, 24 abril 2025
 

Bastidores da República: Guedes: “Se estados tiverem prejuízo, novo teto do ICMS será revisto”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que, se os estados tiverem prejuízo, o novo teto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderá ser revisado. O ministro defendeu que o país deve implementar uma reforma tributária, em vez de instituir impostos que “desindustrializam o Brasil”, segundo ele.

As declarações foram dadas durante reunião organizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.


ASPAS DE CIRO

O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) se manifestou sobre as divergências de narrativas entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre religião.

Ele usou um post de Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, para afirmar que os adversários “estão se tornando iguais” ao usarem o nome de Deus “em vão”. Na publicação da deputada, lê-se a frase “Bolsonaro usa Deus, Deus usa Lula!”.

O tom religioso tem sido frequente na campanha de reeleição do atual mandatário, principalmente por meio da figura da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.


FORA DE QUESTÃO

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, afirmou em uma conversa com a coluna que não haverá um golpe no Brasil e que não há chance de um candidato não aceitar o resultado das eleições de outubro.

Aras disse que no ano que vem se aposentará do Ministério Público Federal e da Universidade de Brasília (UnB), mas não respondeu se aceitaria uma eventual indicação ao STF, em um eventual segundo mandato de Jair Messias Bolsonaro.


SEM MÁSCARA

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decidiu, de forma unânime, desobrigar o uso de máscaras de proteção facial em aeroportos e aviões, além de outras medidas sanitárias contra a Covid-19 nos estabelecimentos.

As regras para evitar a contaminação pelo coronavírus foram adotadas em dezembro de 2020, pela Resolução da Diretoria Colegiada nº 456. A desobrigação das medidas foi definida na 15ª reunião da Diretoria Colegiada do órgão, na tarde de ontem (17/08).

O assunto foi pautado devido ao encerramento do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), em abril de 2022, decretado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.


RESPEITO

O ministro Alexandre de Moraes, recém-empossado como Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se manifestou sobre o evento de posse.

A ocasião reuniu uma série de figuras políticas notáveis, como o primeiro escalão do governo Jair Bolsonaro (PL), o próprio presidente e ex-mandatários como Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No discurso, Moraes exaltou o sistema eleitoral brasileiro e fez críticas à disseminação de fake news e à desinformação. A fala, vista por muitos como um duro recado a Bolsonaro, durou 27 minutos e foi repleta de aplausos por parte dos mais de 2 mil convidados para o evento.


MENOR NÍVEL

O novo boletim InfoGripe, elaborado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, aponta os menores níveis de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados desde o início da pandemia no país. Há, porém, uma preocupação com o aumento expressivo dos casos em crianças de 5 a 11 anos em estados de diferentes regiões do país.

“Por ser restrito às últimas semanas, ainda não é possível identificar com clareza o vírus responsável por esse aumento, embora o Sars-CoV-2 (Covid-19) continue sendo predominante em todas as faixas etárias”, esclarece o coordenador do InfoGripe e pesquisador Marcelo Gomes.


INVESTIMENTO

O Ministério da Saúde entregou 82 novas ambulâncias, que irão substituir os veículos com mais de cinco anos de uso e fortalecer o atendimento de emergência para a população. O investimento é de R$ 22,6 milhões.

Na etapa inicial, os estados de Alagoas, Rondônia, Mato Grosso, Roraima, Santa Catarina, Amazonas, Piauí, Paraíba, Sergipe e São Paulo, além do Distrito Federal, serão contemplados.

A distribuição de novos veículos aos estados brasileiros é uma estratégia de rotina e a renovação é feita por demanda e utilidade das unidades de saúde espalhadas pelo país.


ESTÁGIO

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) abre processo seletivo para a contratação de estagiários para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). As vagas são destinadas a estudantes do ensino médio e ensino superior – com vagas para os diversos cursos, descritos no edital.

Interessados devem se inscrever de 10 a 22 de agosto, pelo site do CIE. A seleção será composta por análise curricular, prova presencial e entrevista. A bolsa-auxílio, para os estudantes do ensino médio, com jornada de quatro horas diárias, é de R$ 540.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Fechando o cerco: Prefeitura começa a limpar terrenos sujos e a mandar conta para proprietários

A Prefeitura de Rondonópolis começou nesta quinta-feira (24) a realizar por conta própria a limpeza de terrenos particulares sujos...
- Publicidade -

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img