O candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Thiago Silva (MDB) tem no Plano de Governo a implantação de creches e escolas em período integral na cidade. Com essa iniciativa ele visualiza que, principalmente, as mulheres possam estar incluídas no mercado de trabalho, garantindo o sustento e favorecendo a economia local.
“O lugar de criança é na escola, como também no orçamento público. Queremos garantir uma estrutura moderna para as nossas crianças. Já as nossas mães e trabalhadores da nossa cidade queremos que estejam inseridos no mercado e com os filhos nas creches em período integral. Precisamos garantir o acesso à educação e os direitos mantidos para as nossas crianças. Temos que prepará-las na idade certa para não termos contratempos no futuro”, explica o emedebista.
Atualmente, Rondonópolis conta com 46 unidades de educação infantil, em que atende crianças de seis meses a cinco anos – em meio período.
A Escola Municipal no bairro Maria Amélia é a única que funciona em período integral, como, também, dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEITI) nos bairros Pedra 90 e Edelmina Querumbim que foi inaugurada no dia 22 de agosto passado, com capacidade para atender cerca de 700 crianças, mas ainda não há profissionais para fazer o devido atendimento até o momento.
“Temos que trabalhar a política educacional e discutir a alfabetização na idade certa, pois é nesta fase, quando a criança consegue absorver bastante informações e conhecimentos, o que favorece prepará-la para ter uma boa leitura e escrita no decorrer do aprendizado durante a fase escolar até a sua conclusão”, finaliza o candidato.