Aumenta o “racha” na Federação Brasil da Esperança, que é composta pelo PT, PV e PCdoB. O presidente do PV Municipal, o advogado Carlos Naves, reafirmou ontem ao A TRIBUNA que a sigla não concorda, de forma alguma, com o apoio da Federação ao pré-candidato a prefeito Paulo José, que é o nome lançado pelo PSB do prefeito Zé Carlos do Pátio. “Com o Paulo José candidato não tem acordo”, avisa Naves.
Segundo ele, a decisão de não caminhar com Paulo José foi tomada em reunião de integrantes da direção municipal, que contou com a participação, por meio de videoconferência, do vice-presidente dos “verdes” em Mato Grosso, o ex-secretário de Cultura de Cuiabá, Aluísio Leite.
“Decidimos (PV) pela defesa da candidatura própria da Federação e não aceitamos a forma autoritária com que o PT vem conduzindo as conversas para apoiarmos o Paulo José. Não concordamos com este apoio, pois o Paulo José é um projeto de poder do prefeito Zé Carlos do Pátio, que não cumpriu nada do que se comprometeu com o partido na última eleição”, apontou Carlos Naves.
A aliança da Federação com o grupo do prefeito Zé Carlos do Pátio, para a corrida sucessória em Rondonópolis, vem sendo costurada pela direção do PT, que é presidido por Wendell Girotto.
No caso de fechar esta aliança com o grupo de Pátio, o vice deve ser indicado pelos petistas, que lançaram como pré-candidato a prefeito de Rondonópolis o empresário Carlos Ernesto Augustin, o Teti.
Para ser candidato na eleição deste ano, ele teria que ter se desincompatibilizado, ontem, do cargo de assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária, o que não havia sido anunciado até o fechamento desta edição.
“Não concordamos. Defendemos o nome do Teti para ser o candidato a prefeito. Mas, como ele indica que não vai para a disputa, o nosso partido tem vários nomes colocados para concorrer à prefeitura, o que poderia contribuir, inclusive, para aumentar as chances da Federação eleger uma bancada maior de vereadores”, avaliou o dirigente partidário.
De acordo com Carlos Naves, diante da desistência de Teti de disputar a prefeitura, o PV tem três nomes colocados: o da advogada Adila Arruda, Juninho Freitas [irmão do ex-deputado Augustinho] e o ex-vereador Márcio Bertoni.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Questionado como será definido o impasse sobre apoiar ou não Paulo José, Carlos Naves explicou que a resolução de criação da Federação, em seu artigo 3, estabelece que para a aprovação de pré-candidaturas é necessária uma decisão consensual entre os partidos.
“Caso não tenha consenso, esta definição ficará a cargo das direções estadual e nacional”, comentou, acrescentando que sobre a escolha dos candidatos a vereador é garantida autonomia do partido para indicar ou substituir.
Naves também não poupou críticas ao presidente do PT, Wendel Girotto. Segundo ele, o petista não pode falar pela Federação. “Ele [Girotto] pode falar pelo PT, já que é o seu presidente. Mas, não pela Federação, já que não a preside mais”, avisou.
Segundo o presidente do PV, a Federação atualmente é presidida pelo professor universitário Sérgio Negri, que é integrante do PCdoB. Naves é o vice.