(*) Maury Brito
O objetivo desta carta é esclarecer um problema que ocorre em Rondonópolis, com relação a animais abandonados, principalmente gatos. Moro próximo ao shopping e faço caminhadas 3 vezes por semana em sua volta, e, sempre vejo gatos moradores próximo da caixa d’água e próximo do estacionamento de motos da Avenida Júlio Campos.
Ultimamente, não tenho visto os animais da caixa d’água como antes, porque estão construindo e acredito que eles estão alongados. Desde 27 de abril, uma gata entrou no Condomínio Residencial Sevilha na Rua André Luiz, e deu a luz a 3 gatinhos nas dependências da churrasqueira. Informamos aos condôminos e pedimos a compreensão, o que foi prontamente atendida. Já estão com quase 1 mês de vida e a partir daí começam a ter uma vida mais independente.
Buscamos no órgão público municipal a adoção e fomos informados que só recebem animais em situação de sofrimento. Não é o caso dos gatinhos. Estão sendo bem tratados e estão saudáveis. As ONGs que contatei não estão recebendo animais, nem em situação de risco e nem saudáveis.
Não temos acomodação para abrigá-los nas dependências do condomínio e até mesmo correm o risco de serem atropelados por um automóvel. Diante disto, gostaria que nos ajudassem a conseguir um local onde fossem recebidos para um tratamento digno. Estou à disposição.
(*) MAURY BRITO DOS SANTOS é morador do bairro Sagrada Família, em Rondonópolis