32.1 C
Rondonópolis
, 12 junho 2025
 
 

O fim do lema anual do Rotary

“Rotary’s greatest asset is not our history, our projects, or our global reach; it is our people.” - Mário César Martins de Camargo, 114th RI President*

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(*) by Jerry Mill

Para quem não sabe, em 1989, o Conselho Legislativo do Rotary International (RI) estabeleceu o Dar de Si Antes de Pensar em Si como o principal lema da entidade, pois ele transmite a filosofia da organização com absoluta clareza e concisão.

Isso foi preciso porque, na primeira metade da década de 1950, por sugestão do então presidente Herbert J. Taylor (dos EUA), o autor da Prova Quádrupla, surgiu e se manteve a tradição de adotar uma frase, um slogan, um lema para servir de inspiração para os rotarianos durante 12 meses – o que realmente ocorreu somente no ano rotário 1955/56, com Develop Our Resources (Desenvolvamos Nossos Recursos), na gestão do também americano Albert Zachary Baker.

Desde aquele ano, por exatas sete décadas, o Lema Anual (‘Annual Theme’, no original, em inglês) serviu como uma espécie de bússola que guia o trabalho do Rotary na busca de um objetivo comum por meio de uma proposta expressa por uma mensagem sintética de encorajamento e inspiração para todos os membros da entidade. Prova disso está no atual The Magic of Rotary (A Magia do Rotary), lema adotado pela presidente Stephanie Urchick (dos EUA) no ano rotário 2024/25, o último da série.
Isso porque, para a surpresa de alguns e a pronta aceitação de outros, em outubro de 2023, o Conselho Diretor do RI decidiu que, a partir do ano rotário 2025/26, não haverá mais um lema oficial no ano. Isso quer dizer que sairá o lema presidencial anual e entrará em seu lugar a “mensagem presidencial estratégica”, diretamente alinhada com o Plano de Ação do Rotary, configurando-se numa nova abordagem a ser inaugurada pelo brasileiro Mário César Martins de Camargo, que entrará em vigor em julho próximo.

Na prática, dear reader, apesar da mudança de entendimento e de nomenclatura, de julho de 2025 a junho de 2026, Unite for Good (que virou ‘Unidos para Fazer o Bem’ no Brasil) deve continuar a refletir o poder das palavras e o encantamento institucional que se espalham interna e externamente em cada ano através do companheirismo e do entusiasmo individual e coletivo por poder prestar ou receber serviços humanitários e comunitários com resultados alta e comprovadamente positivos.
This is Rotary!

* “O maior patrimônio do Rotary não é a nossa história, os nossos projetos ou o nosso alcance global; são as nossas pessoas.” – Mário César Martins de Camargo, 114º Presidente do RI

(*) JERRY MILL é idealizador da ALCAA (Associação Livre de Cultura Anglo-Americana), membro-fundador da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) e associado honorário do Rotary Club de Rondonópolis

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Economia: Brasil poderá ter novo recorde na produção de grãos na safra 2024/2025

O Brasil deverá bater novo recorde de produção de grãos, caso se confirme a estimativa de um total de...
- Publicidade -

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img