28.7 C
Rondonópolis
, 15 janeiro 2025
 

Quero um amigo de verdade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
*Rafael Morais

Não tenho nenhuma pretensão de esgotar o tema sobre a amizade, pois é um assunto muito rico e vasto. Pode ser que você já tenha lido, escutado, assistido muito sobre amizade, mas ainda não tenha compreendido o que é um amigo, ou como fazer amigos. Talvez esteja até se questionando: será que sou um bom amigo?

Quem deseja um amigo precisa estar disposto a trilhar um caminho, pois é necessário perceber em si um empenho pela amizade. Um primeiro ponto a destacar é o TEMPO. A amizade nunca se faz da noite para o dia, é preciso disposição para trilhar um caminho de conhecimento e também de acolhida do outro e de si mesmo. É necessário baixar as guardas e deixar que o outro se aproxime livremente para partilhar sua história, demonstrar suas fraquezas, limitações, mas também se sentir livre para expor suas alegrias e os dons com que o Senhor o cumulou. Por isso é preciso dispor de tempo, pois é no tempo e na prova que o ouro é purificado, e a amizade é este ouro.

É certo que nem todo mundo está disposto a construir laços de amizade, e são tantas as motivações que levam a isso. No entanto, a amizade implica em decisão e coragem para não se deixar levar por tantos obstáculos. Por isso, a CONFIANÇA e a CONFIDÊNCIA são necessárias para a construção de uma amizade madura. Com os amigos construímos uma história que é sagrada, mesmo se aos nossos olhos parece apenas feita de coisas simples e muito humanas. Depende muito do que estamos dispostos a acolher, pois aprende-se muito com o amigo, esteja ele próximo ou distante. A amizade sempre se fortalece ao ser conduzida pelo amor a Deus, pela discrição, pela alegria e pela transparência de ser verdadeiramente o que está em nosso coração, ou seja, sem usar máscaras que nos escondam.

Somos um grande mistério e, mesmo que tenhamos que admitir que a limitação e a fragilidade nos marcam, a amizade vai acontecer ainda que seja necessário tocar naquele mistério de graças como de misérias, presentes no coração de cada um de nós. Como diz Giuseppe Colombero: “a característica da amizade é a certeza de encontrar o imutável no mutável”. Certa vez, li a seguinte frase: “Quero um amigo com o qual eu tenha, na sua presença, a liberdade de sentir-me fraco, ser diante dele aquilo que realmente eu sou”. Só a confiança e a confidência são capazes de nos colocar nesta condição diante do outro, afinal quem confia também confidencia.

Ninguém caça uma amizade, ela nasce naturalmente, cresce e floresce. Porém, como bem sabemos, para que uma planta cresça é preciso CUIDAR e GUARDAR. Lembremos aqui do Pequeno Príncipe, tão preocupado com sua rosa, que até a coloca em uma redoma de vidro, um sinal de cuidado e proteção. É difícil dizer como escolhemos os amigos ou porque eles nos escolhem, se é que é possível uma escolha. Prefiro dizer que é Deus mesmo cuidando, preparando o caminho e nos convidando à santidade por meio do amigo, pois a amizade nada mais é do que a aceitação de que Deus nos visita através de quem nos é próximo.

(*) Rafael Morais é seminarista da Comunidade Canção Nova.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Trevão da BR-163/364: Prefeito vai a Brasília para viabilizar construção de viaduto

O prefeito Cláudio Ferreira reafirmou ao A TRIBUNA que pretende solucionar o problema do ‘trevão’ da BR-163/364 em Rondonópolis...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img