20.6 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

O dia do Rotary (e do rotariano)

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(*) by Jerry Mill

Há várias décadas, em diferentes partes do planeta, todo dia 23 de fevereiro é lembrado como o Dia do Rotary (ou Rotary Day) e, concomitantemente, o Dia do Rotariano. A data remete à fundação do primeiro clube, que surgiu na cidade de Chicago, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, em 1905. Desde então, inspirada pelo legado de Paul Percy Harris (1868-1947) e pelo ideal de “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, incontáveis projetos e ações foram implementados por seus membros em prol da humanidade, beneficiando milhões de pessoas ao redor do mundo em setores como saúde, educação, meio ambiente, etc.

No Brasil, para variar, há alguns equívocos históricos (na ortografia e na pronúncia) no que se refere às tentativas de reconhecer à altura a importância do renomado clube de serviço, oficialmente no país desde 1923, seja na esfera federal, estadual ou municipal. O Dia Nacional do Rotary, por exemplo, foi instituído pela Lei Federal n° 6.843, de 3 de novembro de 1980, durante o governo (ainda militar) do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo (1918-1999). Este gesto tencionava, dentre outras coisas, mostrar que o país estava mudando em muitos aspectos, e para melhor.

Depois, no dia 7 de dezembro de 1993, por propositura do deputado Paulo Sérgio da Costa Moura (PPR), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou a Lei n° 6.346, instituindo no calendário oficial do estado o 23 de fevereiro como o Dia do Rotary Internacional, enquanto que no âmbito municipal a Lei n° 4.448, de 23 de fevereiro de 2005, assinada pelo então prefeito Adilton Domingos Sachetti (PSB), instituiu o Dia do Rotary Clube Internacional (sic).

Seguem, portanto, alguns esclarecimentos, já mencionados em outras oportunidades, mas talvez de uma forma bem menos explícita e didática. Quem completa 119 anos de existência neste dia 23 de fevereiro é apenas e tão-somente o Rotary Club of Chicago, também conhecido como Number One, fundado em 1905. A denominação Rotary International (assim mesmo, em inglês – confira as mais variadas fontes!) surgiu 17 anos depois, em 1922. Por fim, simplesmente não existe a expressão Rotary Club International, muito menos “Rotary Clube Internacional”. Trocando em miúdos: existe apenas um Rotary International (RI) e há milhares de clubes de Rotary. Entendeu, dear reader?

No entanto, como já faz algum tempo que é amplo e irrestrito o uso de apenas uma palavra para indicar tanto os milhares de clubes existentes nas diversas regiões do globo quanto para se referir ao RI, basta dizer “Rotary” que você será igualmente compreendido, okay?

No mais, é bom fazer um pequeno esforço a mais para lembrar desses “detalhes”, que na verdade deveriam estar na memória individual e/ou coletiva pelo menos daqueles e daquelas que um dia aceitaram este convite (ou missão) especial e se tornaram rotarianos ou rotarianas. Ou é pedir demais?

(*) JERRY MILL é presidente da ALCAA (Associação Livre de Cultura Anglo-Americana), membro-fundador da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) e associado honorário do Rotary Club de Rondonópolis.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img