29.9 C
Rondonópolis
 
 

Desenvolvimento da escrita na educação infantil

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

(*) Karina Santiago

Trabalhar a escrita na educação infantil nada mais é do que inserir a criança nessa forma de linguagem, pois, desde pequena já tem o contato com a escrita e a leitura, sendo ela, através de situações cotidianas como: assistir televisão, jogar no celular, assistir no tablet, ler os livros, ou seja, esse processo faz se presente na rotina dos pequenos desde o nascimento.
Vale lembrar que as práticas educativas devem respeitar as especificidades da primeira infância, tomando como eixos norteadores as interações e a brincadeira. (BAPTISTA,2013)

Neste contexto, os jogos e brincadeiras constituem excelentes situação de aprendizagem e ensino. As situações lúdicas exigem da criança ação, cooperação, reflexão e interação com seus pares e com o professor.

O lúdico faz parte dos processos de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito. Para a criança, em fase de aprendizagem, o lúdico contribuiu com o enriquecimento do imaginário infantil. Além disso, quando trazemos jogos e brincadeiras para alfabetizar, a nossa intenção é desenvolver habilidades e competências, oportunizando a criança que ela crie, investigue, desenvolva suas potencialidades, se expressa e amplie seus conhecimentos sobre o mundo e si mesmo.

É importante ressaltar que nesse processo, o professor deve promover e intensificar o contato da criança com diferentes gêneros discursivos, em especial com a literatura entendida como arte, superando uma visão instrucional e pragmática da mesma.

Lembrando que as atividades propostas, deve ter significado para a criança e ser de acordo com a faixa etária; e também, proporcionar momentos de leituras incentivando a escrita de forma significativa, como por exemplo: escrever o seu nome no seu desenho, escrever um recado para a família ou amigos, criar uma receita, fazer uma cartinha entre outras.

Além disso, ao ler uma imagem, uma palavra ou texto não lemos letra por letra, sílaba por sílaba. Ao contrário, lemos o todo dispondo de todos os nossos conhecimentos prévios. Por isso, é que a leitura deve ser um ato sempre contextualizada.

Aprender ler e escrever é importante para as crianças conhecerem o mundo que a cerca e interagir com ele. Não se espera que, na educação Infantil, a criança compreenda a relação entre fonemas e grafemas, mas que possa escutar histórias e elaborar narrativas a partir de uma leitura feita pela professora ou por ela mesma com um livro de imagens.

Ao trabalhar a escrita na educação infantil não significa apenas alfabetizar, mas sim proporcionar o contato com a escrita através da leitura, da contação de história e a vivência de praticas e escrita, para então compreender a diferença entre o falar e o escrever, para no futuro compreender o contexto do que leem, quando forem alfabetizadas.

Referência: BAPTISTA, M. C. O lugar da linguagem escrita no currículo da Educação Infantil. In: FAVACHO, A. M. P.; PACHECO, J. A. & SALES, S. R. Currículo: conhecimento e avaliação. Curitiba, PR: CRV, 2013. p. 209-220. Ensino e Alfabetização- Raquel Rodrigues Franco-2013.Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/tag/escrita/.

(*) Karina de Azevedo Santiago é professora da Educação Infantil em Rondonópolis.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Papo Político

José do Pátio: “Esta foto não é do prefeito, mas representa bem a sua administração. Vejam como a CODER resolveu o problema de erosão do movimentado local...”
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img