Equipe de colaboradores da Só Freios e Só Freios Peças e Serviços, durante confraternização de aniversário das empresas
Equipe de colaboradores da Só Freios e Só Freios Peças e Serviços, durante confraternização de aniversário das empresas

Nascida de uma base familiar, as empresas Só Freios e Só Freios Peças e Serviços constroem uma história de sucesso em Rondonópolis no setor automotivo. Ao chegarem neste ano de 2009, a Só Freios consolida 23 anos e a Só Freios Peças e Serviços, por sua vez, 10 anos de uma forte sintonia com as demandas da população de Rondonópolis e região. A comemoração desses marcos para as empresas ocorreu neste mês de outubro, junto aos colaboradores.
O começo da Só Freios na cidade se deu no ano de 1986, mais precisamente em 02 de maio daquele ano. Na época, o casal João Fátima de Freitas e Elenita Fagundes de Freitas vislumbrou no ramo de autopeças, na especialidade de freios, uma oportunidade de expansão comercial. A empresa, então, foi aberta em um espaço alugado, na avenida Tiradentes, iniciando muito pequena. Na sequência, o endereço passou a ser a esquina da avenida João Ponce de Arruda esquina com a rua João Pessoa, também no Centro.
A estruturação inicial da Só Freios contou muito com a ajuda do primogênito do casal, o hoje advogado e executivo João Rômulo Fagundes de Freitas, que auxiliava o pai na condução da empresa, até seguir sua carreira própria. Com trabalho, persistência, produtos e serviços de qualidade, a empresa foi se estruturando e, a partir de 1993, passou atender no seu prédio próprio, onde, inclusive, fica localizado o endereço atual, na avenida Presidente Kennedy, Centro.
O empresário João recorda que uma grande ajuda no começo das atividades foi sua atuação anterior no ramo de transportes, garantindo-lhe suporte e crédito para parcerias e formação de clientela. O aprimoramento veio sempre com o pensamento de servir melhor a população. Nesse contexto, a Só Freios sempre se preocupou em estabelecer parcerias com grandes empresas do Brasil e fazer de um trabalho idôneo e sério perante aos consumidores.
Desde que a empresa se estruturou, Elenita, especialista em Educação, Administração e Turismo, sempre esteve envolvida com a parte da formação, treinamento e acompanhamento dos funcionários. Preocupada com o capital intelectual da empresa, ela intensificou os trabalhos de qualidade e aperfeiçoamento dos serviços junto aos colaboradores, através de um projeto de educação continuada. Além disso, a empresa sempre esteve participando de feiras e encontros nas grandes capitais do Brasil.
Com o crescimento dos filhos, João sempre procurou inseri-los, desde criança, dentro da vida das empresas. O filho Erllon Rodrigo Fagundes de Freitas, nesse sentido, desde criança, começou a acompanhar o funcionamento das empresas, tendo passado, ao longo dos anos, por todos os setores da empresa. “Essa participação foi muito importante para meu aprendizado, e a gente acaba tendo noção de todos os setores da empresa”, avaliou Erllon, hoje formado em administração de empresas.
Visualizando o desenvolvimento de Rondonópolis, a família percebeu que a cidade já merecia contar com um autocenter avançado no setor de freios. Foi a partir daí, por volta de 1999, que surgiu a Só Freios Peças e Serviços, na Rua Fernando Correa da Costa, Vila Birigui, sendo mais voltada à prestação de serviços. A aceitação da nova loja foi muito boa. As empresas atendem hoje veículos leves e pesados de qualquer marca, nacionais e importados, com a linha de freio e suspensão. “A tradição nos deu respaldo para a gente se sobressair na cidade”, conta Erllon, que ficou à frente da Só Freios Peças e Serviços, também especialista em alinhamento e balanceamento.
A partir do grande sucesso, a família traçou como meta abrir mais filial em 2010, desta vez voltada para o setor de veículos pesados. Atualmente com 40 funcionários, atua com a missão de oferecer segurança e confiança aos clientes, através de peças e serviços com qualidade. Seu grande diferencial sempre foi trabalhar com uma grande variedade no estoque e focando a qualidade. “Temos muito a comemorar, pois nós iniciamos muito pequenos e dificuldades, mas hoje, graças a Deus, somos uma empresa estabilizada e com muitos projetos pela frente”, avaliou o empresário João.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui