Deputado estadual Thiago Silva (MDB): “defendo que o Estado realize o pleno atendimento às pessoas com esquizofrenia e seus familiares” (Foto – Divulgação)

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem trabalhado ações durante todo o seu mandato na Assembleia Legislativa em prol da conscientização da população sobre a esquizofrenia e a saúde mental da sociedade. O dia 24 de maio é a data nacional que trata da conscientização sobre o tema.

Dentre as ações, o deputado apresentou na AL-MT o Projeto de Lei 120/2022 que cria a Semana Estadual da Conscientização sobre a Esquizofrenia em Mato Grosso.

De acordo com o projeto, a data a ser lembrada é a semana do dia 24 de maio de cada ano. A esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da população em idade jovem, entre os 15 e os 35 anos de idade.

É de autoria do deputado Thiago Silva a Lei 11.377/2021, que cria em Mato Grosso a Rede de Atenção as Pessoas com Esquizofrenia, que tem o objetivo que o Estado preste atendimento especializado a pessoas de baixa renda que precisam de apoio do poder pública na área de saúde mental.

O parlamentar também é autor do projeto de lei 1075/2021, que dispõe sobre diagnóstico precoce sobre a esquizofrenia no Estado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a esquizofrenia é a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos, considerando se todas as doenças e apesar do impacto social, a esquizofrenia ainda é uma doença pouco conhecida pela sociedade, sempre cercada de muitos tabus e preconceitos.

“Este é um dos temas que levantamos a bandeira na Assembleia Legislativa por se tratar de algo aparentemente invisível na sociedade e que tem causado muita angústia nas famílias. Defendo que o Estado realize o pleno atendimento às pessoas com esquizofrenia e seus familiares que necessitam de uma atenção especial do poder público”, disse o deputado Thiago Silva, que convive com a doença em sua família desde a infância.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

Junto de voluntários, o deputado Thiago criou a RAFAPE-MT que é a Rede de Apoio às pessoas com esquizofrenia e demais doenças mentais, que tem como foco contribuir para que o Estado possa ampliar as políticas de apoio aos pacientes e familiares com esquizofrenia e outras doenças mentais que atingem a população que utiliza do SUS.

“Reconheço o esforço o deputado Thiago Silva que tem levantado esse assunto a nível estadual e feito proposições para que este público possa ser enxergado pelo Estado”, disse o professor Hélio Braga.

O deputado é autor da emenda ao Projeto do Feef (Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal), que garantiu a destinação de mais de R$ 1,3 milhão em recursos para o Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso atender pacientes com esquizofrenia em Rondonópolis e região.

HOMENAGEM EM MT

Em homenagem ao 24 de maio, Dia da Conscientização sobre a Esquizofrenia,  e para que haja mais visibilidade da sociedade o deputado Thiago Silva fez um requerimento na Assembleia Legislativa para a permanência da iluminação da AL-MT na sua parte externa com a cor verde em alusão ao assunto que deve ser amplamente debatido pela população.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui