27.8 C
Rondonópolis
 
 

Sanidade animal: Região sedia simulação de combate a casos de aftosa

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Simulação de combate a casos de aftosa vem sendo realizada em Juscimeira (Foto – Divulgação)

Ocorre ao longo desta semana o “Exercício Simulado de Emergências Zoosanitárias”, que tem o objetivo de capacitar profissionais para identificar e combater a febre aftosa, doença que, apesar de já estar erradicada há 26 anos em Mato Grosso, é um dos principais inimigos da cadeia da bovinocultura.

O evento é promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e pelo Ministério da Agricultura (Mapa), no município de Juscimeira, e é considerado o maior simulado internacional para emergências zoosanitárias.

Durante o evento, serão treinados aproximadamente 180 médicos veterinários que se reúnem para oficinas de controle de trânsito, vigilância, eliminação de foco, epidemiologia, biossegurança, entre outros assuntos relacionados a identificação e combate à febre aftosa.

Além da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Indea e Mapa, participam ainda outras entidades de defesa agropecuária, como Famato e Fesa, bem como médicos veterinários dos 26 estados da federação e do Distrito Federal, além da Bolívia e do Paraguai.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Representando a Acrimat no evento, o gerente de Relações Institucionais da associação, o médico-veterinário Nilton Mesquita, destacou a importância da entidade fazer parte deste encontro, pois Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, com 32 milhões de cabeças de gado, e se prepara para a retirada da vacina contra a aftosa a partir de 2023.

Para melhor capacitar todos os participantes, o evento promove a simulação de um caso (fictício) de febre aftosa, no qual as equipes têm que atender conforme o plano de contingência atualizado em 2020.

Os agentes realizam as investigações, fazem buscas por animais doentes nas propriedades e montam barreiras sanitárias para conter a saída de animais infectados, até a completa eliminação do foco e restabelecimento da condição sanitária.

A intenção do simulado é que as equipes possam realizar na prática as ações de urgência, como parte dos preparativos que o Estado já vem executando para alcançar a certificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação emitida pela Organização Mundial da Saúde Animal.

“Estamos fazendo esse simulado para que possamos estar treinados a respeito de quais são as possibilidades de defesa e as necessidades para uma ocorrência. Estamos todos juntos trabalhando nisso para manter a doença erradicada e para que todo o estado de Mato Grosso seja certificado como zona livre da febre aftosa”, concluiu Nilton Mesquita.

O Exercício Simulado de Emergências Zoosanitárias se encerra na sexta-feira (05/08) e, além da febre aftosa, aborda ainda temas relacionados a influenza aviária ou a peste suína clássica ou africana.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Comércio varejista: Sefaz amplia atividades econômicas que devem vincular pagamentos eletrônicos em nota fiscal

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) ampliou a lista de empresas do comércio varejista que devem integrar...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img