
Com um gol no início e outro no fim, o Fluminense desbancou a Inter de Milão, atual vice-campeã europeia, e conquistou a classificação para as quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA 2025, com a vitória de 2 a 0.
A equipe carioca marcou logo no 3º minuto de jogo, com o argentino Germán Cano, que estava completando 200 apresentações com a camisa tricolor. E, depois de segurar uma pesada pressão imposta pelos italianos, voltou a balançar as redes já nos acréscimos, graças a Hércules.
Com a classificação do Fluminense, o futebol brasileiro terá dois representantes entre os oito melhores times do Mundial. O Palmeiras também avançou às quartas.
O técnico Renato Gaúcho abdicou da formação tradicional do Fluminense para espelhar o esquema tático da Inter e armou o time brasileiro em um 3-5-2. Mas quem imaginava que essa alteração significaria um time mais defensivo, não demorou para perceber que estava errado.
O Tricolor das Laranjeiras partiu para o abafa logo depois do pontapé inicial. No terceiro minuto de partida, já estava em vantagem no marcador. O gol nasceu de uma dividida ganha por Martinelli, seguida por um cruzamento de Arias que mudou de direção após desviar em Alessandro Bastoni. A bola quicou já na pequena área italiana, e Cano cabeceou por baixo do goleiro Yann Sommer.
A Inter até que tentou responder rápido e viu Fábio fazer uma grande defesa aos 10 minutos, em finalização de Federico Dimarco. Mas não demorou para o Flu reequilibrar as ações e também ter suas chances – Samuel Xavier desperdiçou grande oportunidade em um rebote do goleiro nerazzurro.
Foi só mesmo na segunda metade da etapa final que os italianos conseguiram impor uma pressão mais pesada contra os brasileiros. E aí, teve de quase tudo: finalização errada de Stefan de Vrij, grande defesa de Fábio e até uma bola na trave de Lautaro Martínez.
Só não teve mesmo o gol que levaria a disputa para a prorrogação. Pelo contrário, já nos acréscimos, Hércules definiu a classificação do Flu. (Fonte: Fifa)