
As oitavas de final do Mundial de Clubes da FIFA 2025 levarão para o cenário global um confronto que ganhou contornos de clássico nos dois últimos anos e tem incendiado o futebol brasileiro.
E Palmeiras e Botafogo foram os protagonistas da disputa pelo título do Brasileirão tanto em 2023 quanto em 2024 e também se encontraram nas oitavas de final da Copa Libertadores da América no ano passado.
Os jogos que definiram esses confrontos tiveram duelos épicos, com viradas históricas, sustos inacreditáveis nos minutos finais e uma carga de drama para deixar o país mobilizado.
“Temos uma tradição muito próxima [com o Botafogo]. Temos lutado, sobretudo nos dois últimos anos, por objetivos semelhantes”, resumiu o técnico palmeirense, Abel Ferreira, logo após a confirmação do clássico.
O confronto entre Palmeiras, primeiro colocado do Grupo A, e Botafogo, segundo do Grupo B, servirá como abertura para a fase final do Mundial. Ele está marcado para este sábado (28), a partir das 12h (MT), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
O grande triunfo alviverde sobre seu novo rival foi a conquista do Brasileirão de 2023. Na ocasião, a equipe paulista chegou a ficar 14 pontos atrás do Glorioso. Mas conseguiu uma arrancada na reta final da competição e terminou com a taça conquistada.
Essa reviravolta teve um jogo simbólico. No dia 1º de novembro daquele ano, Botafogo e Palmeiras fizeram no Rio de Janeiro uma das partidas de futebol que entrou para a história do time alviverde, com uma virada épica.
A equipe da casa foi para o intervalo ganhando de 3 a 0. Jogo decidido? Que nada. O Verdão diminuiu logo aos 4 minutos da etapa final, com um golaço de Endrick. Aos 28, Adryelson foi expulso e deixou o Botafogo com um homem a menos em campo. Sem problema, já que cinco minutos depois o Glorioso teve um pênalti para, em tese, liquidar a fatura.
Só que aí o inimaginável começou a acontecer. Weverton defendeu a cobrança de Tiquinho Soares e inflamou o Palmeiras. Endrick marcou novamente aos 38 minutos. E Flaco López empatou o jogo três minutos mais tarde.
Ainda havia os acréscimos pela frente, e eles foram suficientes para Abel Ferreira e cia. conseguirem a vitória. No último lance do jogo, já aos 54 minutos, Murilo aproveitou cobrança de falta de Raphael Veiga e definiu: 4 a 3, resultado que empurrou o Palmeiras rumo ao título nacional.
Quando o Botafogo se deu bem?
A revanche alvinegra veio no ano seguinte – em dose dupla. Em 2024, o time carioca eliminou o Palmeiras da Libertadores – em mais um jogo de intensas emoções – e ainda se sagrou campeão brasileiro, deixando o clube alviverde com o vice.
Para vencer pela primeira vez a Libertadores, o Botafogo teve de superar o Palmeiras na fase de abertura do mata-mata. No jogo de ida pelas oitavas, em casa, o time alvinegro venceu por 2 a 1.
Na semana seguinte, no Allianz Parque, a partida foi se desenhando para uma classificação tranquila do Glorioso. Igor Jesus fez 1 a 0 na etapa inicial, Jefferson Savarino ampliou, e o Fogão chegou aos minutos finais do confronto com três gols de vantagem no placar agregado.
Eis que Flaco López reduziu essa diferença aos 41 minutos do segundo tempo. Logo na sequência, Rony fez o segundo. A torcida botafoguense passou a temer que a história do ano anterior se repetiria. A apreensão virou desespero quando Gustavo Gómez fez o gol que levaria a disputa para os pênaltis… Até o lance ser anulado após avaliação em vídeo devido a um toque de mão.
Mas ainda havia espaço para mais drama: literalmente no último lance da partida, o Palmeiras acertou uma cobrança de falta no travessão em excelente finalização de Gabriel Menino. Foi por muito pouco, mas o Botafogo escapou.
Com o trauma curado, o time carioca terminou de completar a vingança no Brasileirão, quando encerrou um jejum de quase 30 anos sem se sagrar campeão nacional, com uma vantagem de seis pontos sobre o rival.
Detalhe: seis pontos foram justamente a soma botafoguense nos dois confrontos diretos pelo campeonato. No primeiro turno, ganhou por 1 a 0 no Rio. E, no returno, na antepenúltima rodada, valendo com uma espécie de final antecipada, dominou o adversário em São Paulo e venceu por 3 a 1. (Fonte: Fifa)
Os últimos dez encontros
- 30/03/2025 – Palmeiras 0 x 0 Botafogo (Campeonato Brasileiro);
- 26/11/2024 – Palmeiras 1 x 3 Botafogo (Campeonato Brasileiro);
- 21/08/2024 – Palmeiras 2 x 2 Botafogo (Libertadores, oitavas de final);
- 14/08/2024 – Botafogo 2 x 1 Palmeiras (Libertadores, oitavas de final);
- 17/07/2024 – Botafogo 1 x 0 Palmeiras (Campeonato Brasileiro);
- 01/11/2023 – Botafogo 3 x 4 Palmeiras (Campeonato Brasileiro);
- 25/06/2023 – Palmeiras 0 x 1 Botafogo (Campeonato Brasileiro);
- 04/10/2022 – Botafogo 1 x 3 Palmeiras (Campeonato Brasileiro);
- 10/06/2022 – Palmeiras 4 x 0 Botafogo (Campeonato Brasileiro);
- 02/02/2021 – Palmeiras 1 x 1 Botafogo (Campeonato Brasileiro).