A CBF e a FIFA se encontraram para mais uma Reunião de Avaliação Semestral do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
O encontro, de forma virtual, teve a participação de integrantes da Diretoria de Governança e Conformidade (DGC), Diretoria de Infraestrutura e Patrimônio (DIP) e Gerência de Desenvolvimento do Futebol (DDF), bem como de representantes das Divisões de Federações-Membro, Infraestrutura, Conformidade e Comunicação da entidade máxima do futebol. Executivos do Escritório de Projetos CBF|FIFA também acompanharam a sessão.
O encontro foi o segundo do ano. A primeira reunião, realizada em fevereiro, marcou a extensão do acordo por mais dois anos entre ambas as entidades para a gestão do fundo.
As discussões foram conduzidas pelo Gerente de Desenvolvimento do Futebol, Ricardo Leão, que apresentou, juntamente com a Diretora de Infraestrutura e Patrimônio, Catherine Veloso, os status das obras dos Centros de Desenvolvimento e os principais avanços obtidos na governança do fundo, em especial na área de planejamento e controle orçamentário.
A CBF também apresentou novos projetos para as áreas médica e social, que incluem um novo programa de capacitação em emergências cardiovasculares e a reestruturação e expansão do Projeto Gol do Brasil.
“Tivemos um encontro muito produtivo, em que demonstramos a evolução das obras dos CDs e a implementação de boas práticas de governança dos fundos. Ao longo dos últimos meses, foi realizada uma ampla e detalhada revisão do orçamento do Legado que permite à CBF, hoje, ter total controle sobre as contas e sobre a entrega dos equipamentos. Também apresentamos à FIFA o cronograma atualizado de obras e as entregas previstas para os próximos meses”, disse Leão.
“Além disso, atualizamos o plano de trabalho nas áreas médica e social, levando em conta dificuldades encontradas e lições aprendidas nos últimos anos, bem como necessidades atuais. Nosso objetivo é levar o Programa Gol do Brasil a novos patamares, ampliando consideravelmente a atuação social da CBF, e para isto estamos planejando a atualização da Licença S e o lançamento de um edital comunitário, direcionado a organizações da sociedade civil que atuam no âmbito do futebol educacional”, acrescentou.